REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO DOCENTE SUPERVISIONADO EM NÍVEL DE POS-GRADUAÇÃO A LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE. DOI: 10.5216/teri.v5i1.36349

Autores

  • Cibele Galvão SANTOS Professora da Fundação Antares de Ensino Superior, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (FAESPE/GO/Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v5i1.36349

Palavras-chave:

Estágio Docente, Pós-graduação, Complexidade.

Resumo

este artigo traz um recorte do trabalho de dissertação de mestrado, apresentado ao programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado e Doutorado em Educação, da Universidade Católica de Brasília (UCB/DF) e tem como tema: Estágio Docente Supervisionado em nível de pós-graduação e Complexidade. Aborda parte dos resultados da dissertação de mestrado e traz como objetivo geral divulgar os resultados da pesquisa. De forma específica pretende contribuir com novas discussões sobre o tema; divulgar a voz dos estudantes que participaram da pesquisa; e incentivar a construção de novos trabalhos. Para elaboração do trabalho, em sua abordagem qualitativa, foram utilizadas mais de uma metodologia, entre elas: a pesquisa bibliográfica, e a análise de conteúdo. A realização desse artigo justifica-se por ser um campo, ainda pouco estudado, carente de observações a seu respeito. Conclui-se o estágio docente supervisionado em nível de pós-graduação possui uma dinâmica relacional de natureza complexa. Sugere-se ao final, um caminho para as questões de dificuldades apresentadas pelo cenário pesquisado como, por exemplo, o trabalho integrado e integrador dos sujeitos, a abertura, a flexibilidade e a contextualização do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cibele Galvão SANTOS, Professora da Fundação Antares de Ensino Superior, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (FAESPE/GO/Brasil)

Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB/DF/Brasil). Pesquisadora do Grupo de pesquisa ECOTRANSD – Ecologia dos Saberes, Transdisciplinaridade e Educação. Professora da Fundação Antares de Ensino Superior, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (FAESPE/GO/Brasil) Email: gsantoscibele@gmail.com.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

SANTOS, C. G. REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO DOCENTE SUPERVISIONADO EM NÍVEL DE POS-GRADUAÇÃO A LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE. DOI: 10.5216/teri.v5i1.36349. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 5, n. 1, p. 98–122, 2015. DOI: 10.5216/teri.v5i1.36349. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/36349. Acesso em: 23 abr. 2024.