A ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DA CULTURA ECOLÓGICA: UM ESTUDO A PARTIR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM ENCANTADO-RS - DOI: 10.5216/teri.v3i1.27317
DOI:
https://doi.org/10.5216/teri.v3i1.27317Palavras-chave:
Questões Socioambientais, Paradigma da Complexidade, Cultura EcológicaResumo
A construção de uma cultura ecológica nas escolas é fundamental para entender as questões socioambientais e sua complexidade no mundo contemporâneo. Nesse processo, as práticas pedagógicas exercem um papel essencial no sentido de propor mudanças na realidade e nos estilos de vida das pessoas. A construção de uma consciência ecológica envolve a inserção de temas socioambientais nos currículos escolares, pois trabalhar os conteúdos socioambientais implica em assumir uma perspectiva reflexiva e integradora dos conhecimentos. O estudo apoiou-se no paradigma da complexidade de Edgar Morin. Pesquisa de abordagem qualitativa a partir de um estudo realizado em 2012 em escolas municipais de Ensino Fundamental da cidade de Encantado-RS nas quais foi possível identificar quais as disciplinas , analisar os conteúdos ministrados e as práticas pedagógicas adotadas pelos docentes das escolas. Conclui-se que para a construção da cultura ecológica é preciso uma revisão no pensamento dos educadores e das suas práticas pedagógicas em relação aos conhecimentos socioambientais em sala de aula (disciplinar, fragmentada e mecânica), pois é necessário reaprender a religar e estabelecer conexões entre a natureza e a vida cotidiana dos aprendizes.
Downloads
Referências
BOFF, Leonardo. Ecologia: mundialização e espiritualidade. São Paulo: Editora Ática, 2000.
DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 1992.
FREIRE, Paulo. Conscientização: Teoria e prática da libertação: Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: Centauro, 2006.
LEFF, Henrique. Ecologia, capital e cultura: A Territorialização da Racionalidade Ambiental. Petrópolis: Vozes, 2009.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, Brasília; UNESCO, 2000.
______.A religação dos saberes - o desafio do século XXI, São Paulo: Bertrand Brasil, 2004
BOFF, Leonardo. Ecologia: mundialização e espiritualidade. São Paulo: Editora Ática, 2000.
PIERRE, Weil. Uma nova visão e abordagem do real. São Paulo: Ed. Palas Athenas, 1990.