A ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DA CULTURA ECOLÓGICA: UM ESTUDO A PARTIR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM ENCANTADO-RS - DOI: 10.5216/teri.v3i1.27317

Autores

  • Marlou Cristina KLIMA Profa. de ciências do ensino fundamental, cidade de Roca Sales. Funcionária da Secretaria de Educação, responsável pelos Projetos Pedagógicos das Escolas Municipais da Cidade de Roca Sales/RS
  • Valdir Jose MORIGI UFRGS. Prof. Dr. Associado da UFRGS.

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v3i1.27317

Palavras-chave:

Questões Socioambientais, Paradigma da Complexidade, Cultura Ecológica

Resumo

A construção de uma cultura ecológica nas escolas é fundamental para entender as questões socioambientais e sua complexidade no mundo contemporâneo. Nesse processo, as práticas pedagógicas exercem um papel essencial no sentido de propor mudanças na realidade e nos estilos de vida das pessoas. A construção de uma consciência ecológica envolve a inserção de temas socioambientais nos currículos escolares, pois trabalhar os conteúdos socioambientais implica em assumir uma perspectiva reflexiva e integradora dos conhecimentos. O estudo apoiou-se no paradigma da complexidade de Edgar Morin. Pesquisa de abordagem qualitativa a partir de um estudo realizado em 2012 em escolas municipais de Ensino Fundamental da cidade de Encantado-RS nas quais foi possível identificar quais as disciplinas , analisar os conteúdos ministrados e as práticas pedagógicas adotadas pelos docentes das escolas. Conclui-se que para a construção da cultura ecológica é preciso uma revisão no pensamento dos educadores e das suas práticas pedagógicas em relação aos conhecimentos socioambientais em sala de aula (disciplinar, fragmentada e mecânica), pois é necessário reaprender a religar e estabelecer conexões entre a natureza e a vida cotidiana dos aprendizes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlou Cristina KLIMA, Profa. de ciências do ensino fundamental, cidade de Roca Sales. Funcionária da Secretaria de Educação, responsável pelos Projetos Pedagógicos das Escolas Municipais da Cidade de Roca Sales/RS

Profa. de ciências do ensino fundamental, cidade de Roca Sales. Funcionária da Secretaria de Educação, responsável pelos Projetos Pedagógicos das Escolas Municipais da Cidade de Roca Sales/RS. Mestranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, UNIVATES/RS. Especialização em Educação Ambiental pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas-FACISA (2005). Graduação em Ciências Biológicas, Centro Universitário Univates /RS(2004). Tem experiência na área de Biologia Geral.

Valdir Jose MORIGI, UFRGS. Prof. Dr. Associado da UFRGS.

Prof. Dr. Associado da UFRGS. Doutorado em Sociologia, USP (2001), e UNIVATES. Mestrado em Sociologia Rural, UFRGS (1988). Graduação em Ciências Sociais, PUC-RS (1984). Graduação em Biblioteconomia, UFPB (1998). Atua na área de Sociologia e Ciência da Informação, com ênfase em Processos de Disseminação da Informação, principalmente nos temas: cidadania, consumo, cultura popular, memória social, festas populares, conhecimento e sociedade, imaginário, mídia e representações sociais, cultura, sustentabilidade e meio ambiente.

Referências

BOFF, Leonardo. Ecologia: mundialização e espiritualidade. São Paulo: Editora Ática, 2000.

DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 1992.

FREIRE, Paulo. Conscientização: Teoria e prática da libertação: Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: Centauro, 2006.

LEFF, Henrique. Ecologia, capital e cultura: A Territorialização da Racionalidade Ambiental. Petrópolis: Vozes, 2009.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, Brasília; UNESCO, 2000.

______.A religação dos saberes - o desafio do século XXI, São Paulo: Bertrand Brasil, 2004

BOFF, Leonardo. Ecologia: mundialização e espiritualidade. São Paulo: Editora Ática, 2000.

PIERRE, Weil. Uma nova visão e abordagem do real. São Paulo: Ed. Palas Athenas, 1990.

Downloads

Publicado

2013-06-30

Como Citar

KLIMA, M. C.; MORIGI, V. J. A ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DA CULTURA ECOLÓGICA: UM ESTUDO A PARTIR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM ENCANTADO-RS - DOI: 10.5216/teri.v3i1.27317. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 3, n. 1, p. 23–36, 2013. DOI: 10.5216/teri.v3i1.27317. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/27317. Acesso em: 19 abr. 2024.