UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR À PESQUISA-AÇÃO. - DOI: 10.5216/teri.v2i1.20140

Autores

  • Roseane Simões PALAVIZINI UFSC - Engenharia Ambiental Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v2i1.20140

Palavras-chave:

Pesquisa-Ação, Transdisciplinaridade, Participação e Sustentabilidade

Resumo

O artigo “Uma Abordagem Transdisciplinar à Pesquisa-Ação” apresenta os fundamentos da Pesquisa-Ação e os fundamentos da transdisciplinaridade, construindo um caminho de diálogo e convergência na perspectiva de uma metodologia transdisciplinar de pesquisa científica. A partir dos desafios para o desenvolvimento de pesquisas que estudam os processos sociais e ambientais, em sua dinâmica e em seu compromisso explicito com efetivas contribuições à realidade, a Pesquisa-Ação-Transdisciplinar aponta para a formação do pesquisador transdisciplinar e para os procedimentos de pesquisa, reconhecendo os desafios no estudo de processos complexos e na compreensão das dimensões de realidade, a partir das suas diferentes lógicas, auxiliando assim o desenvolvimento da episteme complexa do pesquisador. Com uma ampla aplicação da Pesquisa-Ação-Transdisciplinar em diferentes processos de planejamento e gestão do território, na conservação da natureza - em unidades de conservação, na gestão da água - em bacias hidrográficas e na educação ambiental, o artigo apresenta uma estruturação metodológica experimentada, avaliada e consolidada para a ciência humanista no Brasil.

Palavras-chaves: Pesquisa-Ação, Transdisciplinaridade, Participação e Sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roseane Simões PALAVIZINI, UFSC - Engenharia Ambiental Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-doutorado em Educação para Difusão da Ciência Antártica (UFRJ-2008), Doutorado em Engenharia Ambiental (UFSC-2006), Mestrado em Urbanismo (UFBA-1998), Especialização em Gestão e Educação Ambiental (UCSAL-1994), Planejamento Municipal e Gestão urbana pela (UFBA-1993), Planejamento Regional (UFBA-1993), Terapia Junguiana (F. Hélio Rocha - 2011), Graduação em Arquitetura e Urbanismo (UFBA-1991). Profa. do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. É fundadora do Instituto Autopoiésis Brasilis - OSCIP e consultora da Ethos-Humanus em: urbanismo, planejamento territorial/ ambiental, desenvolvimento integrado/ sustentável, gestão ambiental, gestão de recursos hídricos, gestão social, governança do território, educação para a sustentabilidade e formação humana. Grupo de Pesquisa Transdisciplinar em Gestão de Bacias Hidrográficas-GTHidro`. Tem experiência na área de Planejamento e Gestão Territorial e Ambiental, Formação de Comitês de Bacia e Conselhos Gestores, Urbanismo Sustentável, Planos Diretores Municipais e Regionais, Planos de Manejo, Formação Humana e Capacitação de Educadores e Gestores Públicos, Sociais e Empresariais, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de pessoas, programas socioambientais e culturais, interação social no licenciamento ambiental, gestão social em políticas públicas, educação ambiental e desenvolvimento humano, desenvolvimento sustentável, urbanização sustentável, saúde integral, comunicação social e governança do território. http://www.ens.ufsc.br/principal/index.php

Referências

HABERMAS, Jüugen. Teoria de La Accion Comunicativa. 2 Tomos. Madrid: Tourus, 1987.

LUPASCO, Stéphane. O homem e suas três éticas. Lisboa (PT): Instituto Piaget, 1986.

MACEDO, Roberto S. A Etnopesquisa Crítica e Multireferencial na Ciências Humanas e na Educação. Salvador: EDUFBA, 2000.

MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. Autopoiésis and Cognition. Dordrecht, Ho: D.Reidel, 1980.

______ De Máquinas e Seres Vivos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

MORIN, Edgar. O Método I – a Natureza da Natureza. (Tradução de Maria Gabriela de Bragança), 2a edição. Portugal: Publicações Europa - América/Biblioteca Universitária, 1987.

______ O Método II –a Vida da Vida. (Tradução de Maria Gabriela de Bragança). 2a.Edição. Portugal: Publicações Europa-América/ Biblioteca Universitária,1989.

______ O Método III - O Conhecimento do Conhecimento/1. 2a.Edição. (Tradução de Maria Gabriela de Bragança). Portugal: Publicações Europa – América,1987.

______ O Método IV – As Idéias – Habitat, vida, costumes organização. (Tradução de Juremir Machado da Silva). Porto Alegre: Sulina,1988.

______ La methode V - L humanite de L humanite. Lisboa: Seuil, 2001.

______ Os sete saberes necessários à educação do futuro. Trad. Catarina Eleonora da Silva e Jeane Sawaya. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2001.

NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: TRIOM, 1999.

PALAVIZINI, Roseane. Gestão Transdisciplinar do Ambiente: Uma Perspectiva aos Processos de Planejamento e Gestão Social no Brasil. Tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental – UFSC, Florianópolis, 2006.

PALAVIZINI, Roseane. Espaço Público: ambiente e percepção. 1998. Dissertação (Mestrado de Arquitetura e Urbanismo)– Universidade Federal da Bahia, Salvador, 1998.

PALAVIZINI, Roseane. O Reencontro com o Sagrado em uma Perspectiva Ambiental. TECBAHIA: Revista Baiana de Tecnologia, Camaçari, vol.20, n.1, jan./abr. 2005.

PRIGOGINE, Ilya, STENGERS, Isabelle. A nova aliança. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1984. 248p.

SILVA, Daniel J. Complexidade e Ambiente: Uma Perspectiva Metodológica para a Construção de Dimensões Complexas do Ambiente. Programa de Pós-Graduação da UFSC. Artigo não publicado. Santa Catarina, 2002.

______ Uma abordagem cognitiva ao planejamento estratégico do desenvolvimento sustentável. Florianópolis, 1998.240.f. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

______ O Paradigma Transdisciplinar: uma perspectiva metodológica para a pesquisa ambiental. In: PHILIPPI, Arlindo (Eds), Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais. São Paulo: Signus, 2000.

SILVA, Daniel J.; PALAVIZINI, Roseane; et. al. Metodologia multicriterial para definição de limites de unidades de conservação. 2001. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2001.

THIOLLENT, Thiollent. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1992. p.45.

Downloads

Publicado

2012-06-30

Como Citar

PALAVIZINI, R. S. UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR À PESQUISA-AÇÃO. - DOI: 10.5216/teri.v2i1.20140. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 2, n. 1, p. 67–85, 2012. DOI: 10.5216/teri.v2i1.20140. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/20140. Acesso em: 2 mar. 2024.