A CONCEPÇÃO DE NATUREZA NA GEOGRAFIA E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. - DOI: 10.5216/teri.v2i1.19956

Autores

  • Marcileia Oliveira BISPO Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v2i1.19956

Palavras-chave:

Natureza, Educação Ambiental, Geografia

Resumo

A geografia, desde sua origem, sempre teve como uma de suas características a relação entre o ser humano e o meio ambiente, mesmo na Antiguidade, quando era meramente descritiva e os diversos povos (egípcios, romano, árabes, entre outros) desenvolveram um conhecimento geográfico próprio e independente. A relação entre o ser humano e o meio ambiente tem passando por diversas transformações no período histórico, produzindo novas formulações em suas bases teóricas. Nesta perspectiva é extremamente importante conhecer os significados da concepção de natureza no decorrer da história humana, pois tal conhecimento é fundamental para entendermos o ambiente e compreendermos a temática ambiental atual. Pretendemos assim, neste artigo, evidenciar os diversos conceitos de natureza na ciência geográfica através da evolução de seu pensamento nos diferentes momentos históricos, refletir o embate da modernidade e pós-modernidade e a questão ambiental e por fim explicitar a relação da Geografia para com a educação ambiental.  Para tal abordagem damos um recorte temporal a partir da institucionalização da geografia no campo do conhecimento científico, ou seja, final do século XX.

Palavras-chave: Natureza; Educação Ambiental; Geografia

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Biografia do Autor

Marcileia Oliveira BISPO, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Tocantins (1996) e Mestrado e Doutorado em Geografia pelo Instituto de Estudos Socio Ambientais IESA/UFG. Atualmente é professora na Universidade federal do Tocantins e no Colégio Estadual de Cristalandia. Membro de Conselho editorial da revista Produção Acadêmica e do nucleo de estudos NURBA/UFT e do laboratório LEGEO/UFT. .Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: eucaçao ambiental, educação ambiental, professores, meio ambiente e representações.

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Publicado

2012-06-30

Como Citar

BISPO, M. O. A CONCEPÇÃO DE NATUREZA NA GEOGRAFIA E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. - DOI: 10.5216/teri.v2i1.19956. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 2, n. 1, p. 41–55, 2012. DOI: 10.5216/teri.v2i1.19956. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/19956. Acesso em: 26 jul. 2024.