EDUCAÇÃO AMBIENTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS DE MOBILIDADE E DE SANEAMENTO NA CONTEMPORANEIDADE: UM DESAFIO TRANSDISCIPLINAR
DOI:
https://doi.org/10.5216/teri.v1i2.16952Palavras-chave:
educação ambiental, políticas públicas, transdisciplinaridade, saneamento, mobilidade urbana.Resumo
RESUMO: O presente artigo analisa e discute, no âmbito da Educação Ambiental, as problemáticas relacionadas ao mundo contemporâneo e suas diversas complexidades, notadamente, no que concerne às questões urbanas, as políticas públicas nesse setor, as políticas de saneamento e mobilidade, temas relacionadas ao trânsito, transporte coletivo, gerenciamento de resíduos sólidos, vistos sob nova nuance, preconizada pela Transdisciplinaridade, como forma de repensar, sob a égide mais humana, todos esses conflitos que constituem a atual sociedade, com todas as suas contradições e desacertos. O artigo identifica problemas como trânsito caótico, estresse, poluição em suas várias formas, falta de moradia e acesso aos serviços de saneamento, acidentes, falta de hábito de descarte e segregação correta de resíduos, resultantes da visão fragmentada e redutora de políticas públicas segregadoras e que não conseguem atender a todos os cidadãos. É abordada a importância da participação social na construção de políticas públicas efetivas, e que é preciso educar os atores envolvidos nesses processos na construção de um novo paradigma. Por fim é explicitada a necessidade de se construir esse novo paradigma numa perspectiva mais humanizada, dentro de uma visão sistêmica, integradora e assim, sustentável, que leve em conta os diferentes níveis de realidade e de conhecimento dos vários atores envolvidos e que precisam ser encarados como alternativas para solucionar os problemas contemporâneos.
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TERCEIRO INCLUÍDO ISSN 2237-079X – NUPEAT–IESA–UFG, v.1, n.2, jul./dez./2011, p.48 – 73, Artigo 12 Página 73
conhecimento, que não seja somente o conhecimento técnico-científico, mas o cultural, o
social, o familiar, o espiritual, dentro outros tipos.
O que se espera é que, no futuro, à luz de uma nova concepção forjada na
transdisciplinaridade, na educação ambiental e na sedimentação de valores, o novo ser
humano possa adquirir maturidade para o enfrentamento da vida e a convivência nos grandes
centros, notadamente Goiânia, para compreender seus limites e o início do limite do outro nos
entrechoques e na garantia de um futuro em que haja paz.
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