CONTRIBUIÇÕES DE PRÁTICAS TRANSDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS ÍNDIGO
DOI:
https://doi.org/10.5216/teri.v1i2.16771Palavras-chave:
Crianças índigo. Transdisciplinaridade. Programação Neurolinguística. Relaxamento. Imaginação criativaResumo
RESUMO: Esta é uma nova era, com crianças mais evoluídas, também chamadas de crianças índigo, que precisam de novas práticas pedagógicas para atender às suas especificidades. Com isso, surge a necessidade de dirigir um novo olhar para a educação, considerando o educando, sujeito complexo, como ponto de partida para a elaboração de uma metodologia diferenciada, que trabalha o conhecimento em diferentes níveis de realidade. Pensou-se, então, na prática transdisciplinar para configurar este novo modelo de ensino, que ultrapassa as disciplinas, fazendo com que o educando incorpore o conhecimento adquirido, contextualizando-o em sua realidade. No campo, a pesquisa participante se fez presente, sendo realizadas duas oficinas, pautadas em estratégias transdisciplinares. Como estratégia para implantação da prática transdisciplinar, contou-se com as contribuições da Programação Neurolinguística ligada ao relaxamento a partir da imaginação criativa. Durante o desenvolvimento desta pesquisa, foi possível perceber, na prática em campo, nas observações realizadas, as dificuldades que os educadores têm para lidar com as novas crianças, por isso a necessidade de uma metodologia que contribua para um melhor desenvolvimento das crianças deste novo tempo.
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