CONTRIBUIÇÕES DE PRÁTICAS TRANSDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS ÍNDIGO

Autores

  • Ana Paula Knaul Centro Universitário Municipal de São José – USJ

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v1i2.16771

Palavras-chave:

Crianças índigo. Transdisciplinaridade. Programação Neurolinguística. Relaxamento. Imaginação criativa

Resumo

RESUMO: Esta é uma nova era, com crianças mais evoluídas, também chamadas de crianças índigo, que precisam de novas práticas pedagógicas para atender às suas especificidades. Com isso, surge a necessidade de dirigir um novo olhar para a educação, considerando o educando, sujeito complexo, como ponto de partida para a elaboração de uma metodologia diferenciada, que trabalha o conhecimento em diferentes níveis de realidade. Pensou-se, então, na prática transdisciplinar para configurar este novo modelo de ensino, que ultrapassa as disciplinas, fazendo com que o educando incorpore o conhecimento adquirido, contextualizando-o em sua realidade. No campo, a pesquisa participante se fez presente, sendo realizadas duas oficinas, pautadas em estratégias transdisciplinares. Como estratégia para implantação da prática transdisciplinar, contou-se com as contribuições da Programação Neurolinguística ligada ao relaxamento a partir da imaginação criativa. Durante o desenvolvimento desta pesquisa, foi possível perceber, na prática em campo, nas observações realizadas, as dificuldades que os educadores têm para lidar com as novas crianças, por isso a necessidade de uma metodologia que contribua para um melhor desenvolvimento das crianças deste novo tempo.

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Biografia do Autor

Ana Paula Knaul, Centro Universitário Municipal de São José – USJ

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Municipal de São José (2011). Habilitada em educação infantil, anos iniciais e educação de jovens e adultos. Tem experiência na área de Educação. (e-mail: paulinhafloripaa@hotmail.com) Trabalho elaborado para a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II, para aprovação no Curso de Pedagogia do Centro Universitário Municipal de São José – USJ. Com a orientação da Profª. Dra. Izabel Cristina Feijó de Andrade.

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Publicado

2011-12-30

Como Citar

KNAUL, A. P. CONTRIBUIÇÕES DE PRÁTICAS TRANSDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS ÍNDIGO. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 1, n. 2, p. 22–37, 2011. DOI: 10.5216/teri.v1i2.16771. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/16771. Acesso em: 18 maio. 2024.