EDUCAÇÃO KAIABI: UM DIÁLOGO ENTRE O CURRÍCULO E OS PROJETOS PARA SUSTENTABILIDADE NAS ALDEIAS

Autores

  • Artema Lima UFMT
  • Michèle SATO UFMT

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v1i2.16769

Palavras-chave:

educação escolar indígena, educação ambiental e Kaiabi.

Resumo

RESUMO: Este artigo pretende descrever as táticas educativas e ambientais proposta numa pesquisa qualitativa, em três aldeias Kaiabi no Parque Indígena do Xingu (PIX) - MT. Uma metodologia desenvolvida por meio de uma observação-participante nos trabalhos de acompanhamento pedagógico nas escolas indígenas. Revelam-se quais os caminhos e as possibilidades para se estabelecer o diálogo entre o Projeto Político Pedagógico, o cotidiano e as iniciativas de projetos ambientais sustentáveis desenvolvidos nas comunidades. Ressaltando e valorizando a importância da construção de um currículo diferenciado e contextualizado culturalmente. O respeito à cosmologia, as percepções e a classificação do povo Kaiabi na construção de novas relações com a natureza para a gestão ambiental em territórios indígenas.

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Biografia do Autor

Artema Lima, UFMT

Bióloga, Indigenista, com Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso e membro da Operação Amazônia Nativa – OPAN. Email: artemalima@gmail.com

Michèle SATO, UFMT

Pós-Doutorado em Educação, professora e pesquisadora da UFMT & UFSCar, bolsista produtividade CNPq. Email:michelesato@gmail.com

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Publicado

2011-12-30

Como Citar

LIMA, A.; SATO, M. EDUCAÇÃO KAIABI: UM DIÁLOGO ENTRE O CURRÍCULO E OS PROJETOS PARA SUSTENTABILIDADE NAS ALDEIAS. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 1, n. 2, p. 1–21, 2011. DOI: 10.5216/teri.v1i2.16769. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/16769. Acesso em: 4 nov. 2024.