EDUCAÇÃO KAIABI: UM DIÁLOGO ENTRE O CURRÍCULO E OS PROJETOS PARA SUSTENTABILIDADE NAS ALDEIAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/teri.v1i2.16769Palavras-chave:
educação escolar indígena, educação ambiental e Kaiabi.Resumo
RESUMO: Este artigo pretende descrever as táticas educativas e ambientais proposta numa pesquisa qualitativa, em três aldeias Kaiabi no Parque Indígena do Xingu (PIX) - MT. Uma metodologia desenvolvida por meio de uma observação-participante nos trabalhos de acompanhamento pedagógico nas escolas indígenas. Revelam-se quais os caminhos e as possibilidades para se estabelecer o diálogo entre o Projeto Político Pedagógico, o cotidiano e as iniciativas de projetos ambientais sustentáveis desenvolvidos nas comunidades. Ressaltando e valorizando a importância da construção de um currículo diferenciado e contextualizado culturalmente. O respeito à cosmologia, as percepções e a classificação do povo Kaiabi na construção de novas relações com a natureza para a gestão ambiental em territórios indígenas.
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