A História e a escrita da História: Uma análise sobre o papel que a narrativa exerceu no debate sobre o conhecimento histórico

Autores

  • Makchwell Coimbra Narcizo Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Narrativa, História, Ficção

Resumo

A reflexão sobre os limites e possibilidades da História, em sua tarefa de apreensão de fenômenos ocorridos no passado, passaram por importantes transformações no decorrer do século XX, estando no centro do debate nas últimas quatro décadas, em especial no que diz respeito de a narrativa ser uma ferramenta eficaz nesse intuito. No presente trabalho é analisada a repercussão que a problemática da narrativa teve dentro da comunidade dos historiadores, essa análise é feita em artigos publicados na revista “History and Theory: Studies in the Philosophy of History” no período compreendido entre 1987 e 1996.

Biografia do Autor

Makchwell Coimbra Narcizo, Universidade Federal de Goiás

Downloads

Como Citar

NARCIZO, M. C. A História e a escrita da História: Uma análise sobre o papel que a narrativa exerceu no debate sobre o conhecimento histórico. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 1, n. 1, p. 32–42, 2014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/28450. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos livres