Decolonizar a história digital

Apontamentos sobre cibercultura, ensino de história e fundamentos da educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/rth.v27i1.78880

Palabras clave:

Decolonialidade, História Digital, Ensino de História, Fundamentos da Educação

Resumen

Este artigo desenvolveu um duplo objetivo. Primeiro, correlacionar as investigações acerca da História Digital, com o ensino de História e os fundamentos da Educação (História da Educação, Filosofia da Educação, Sociologia da Educação, Psicologia da Educação). Para isso, adotou-se a cibercultura enquanto território da história vivida, por meio do qual ocorre o fazer-se de sujeitos sócio-históricos. Segundo, ao demonstrar a presença das discriminações sociorraciais na cibercultura, apontou-se a necessidade de se decolonizar a compreensão, as ações e as narrativas históricas presentes e desenvolvidas nesse território da história vivida digital. É a partir da convergência e do diálogo dos métodos de investigação historiográficos e educacionais que as análises das “práticas de educabilidade histórica digital” foram defendidas como meio de correlacionar aqueles dois objetivos.

Biografía del autor/a

Yan Soares Santos, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil, yan.santos@academico.ufpb.br

CV: http://lattes.cnpq.br/8314604601444322

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Publicado

2024-08-04

Cómo citar

SANTOS, Y. S. Decolonizar a história digital: Apontamentos sobre cibercultura, ensino de história e fundamentos da educação. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 110–133, 2024. DOI: 10.5216/rth.v27i1.78880. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/78880. Acesso em: 21 dic. 2024.