Del tiempo de las revoluciones a las revoluciones del tiempo.

Autores/as

  • Jaime Fernando dos Santos Junior Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Revolução, Evolução, Modernidade, Teoria da História, Tempo

Resumen

O objetivo do texto é discutir sobre a passagem da revolução como uma importante categoria das ciências políticas para uma abordagem mais cultural tentando perceber o que havia de revolucionário em cada evento. No primeiro momento discuto à obcessão com um evento revolucionário, que estivesse associado a um elemento nacional como entrada na modernidade. .A partir de um tempo único e progressivo, revolução se tornou um estandarte capaz de sustentar a solução para uma crise, separando o antigo do novo. No entanto, sua ascensão acompanhou sua queda e no século XX, a categoria e o conceito passou a ser duramente criticado. A obsolescência da revolução foi resgatada por uma abordagem mais cultural, trazendo à vista novos personagens, novas narrativas e novas conceitualizações. Em consequência da pluralidade de temporalidades, o tempo progressivo e evolutivo pode ser questionado e superado.

Biografía del autor/a

Jaime Fernando dos Santos Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É Formado em História pela Universidade Federal de São Paulo (bacharelado e licenciatura) e bacharel em Música (Habilitação: Instrumento - Guitarra) na UniFIAMFAAM. É mestre em História pela Universidade Federal de São Paulo na linha de pesquisa "Poder, Cultura e Saberes". Doutorando pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa História e Historiografia, com tese a respeito da utilização e difusão do conceito de revolução no século XVII. Tem interesse nas áreas relacionadas à Teoria da História, História Moderna, História da Inglaterra, História da Revolução Inglesa e às imbricações entre política e Religião no século XVII. Pesquisa os debates e vocabulários políticos, e os usos dos conceitos e categorias políticas na história e na historiografia, sobretudo em relação às abordagens e aos autores associados à chamada Escola de Cambridge e a Begriffsgeschichte. Também se interessa por Acessibilidade, os Estudos sobre Deficiência (Disability Studies) e o acesso e permanência do estudante com deficiência no Ensino Superior. 

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Publicado

2019-08-01

Cómo citar

JUNIOR, J. F. dos S. Del tiempo de las revoluciones a las revoluciones del tiempo. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 99–121, 2019. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/57294. Acesso em: 23 dic. 2024.