TEMPO E HISTORICIDADE NA FILOSOFIA, CIÊNCIA E TEORIA DA HISTÓRIA: ENTREVISTA COM SILVIA CAIANIELLO
Palabras clave:
Droysen, Teoria da História, Ciência da HistóriaResumen
Silvia Caianiello é Pesquisadora Sênior do Istituto per la Storia del Pensiero Filosofico e Scientifico Moderno (ISPF), uma instituição de pesquisa do Consiglio Nazionale delle Ricerche. Foi Professora Visitante no Max-Planck-Institut für Wissenschaftsgeschichte, em Berlim, e na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales, em Paris. Atualmente trabalha com temas relacionados à História e Epistemologia das Ciências Naturais, História da Filosofia, Filosofia e Epistemologia da História e às interações entre Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
A entrevista deu-se em ocasião de sua primeira visita ao Brasil, durante o final do mês de setembro de 2016, enquanto participava do Ciclo de Conferências: História da Historiografia, organizado pelo PPGH-UFG. Foi concedida em italiano, transcrita, traduzida e editada. Os temas foram diversos e abrangentes e servem sobretudo como invitação para o conhecimento da obra da autora (livros e dezenas de artigos), ainda não traduzida para o português. Dentre os temas, destacam-se a intrínseca relação entre história, filosofia e ciência, o problema da temporalidade, a relação com Johann Gustav Droysen (cuja Historik traduziu para o italiano), o conceito de historicismo, o desenvolvimento historiográfico na Itália, a situação da pesquisa científica no país e os desafios que envolvem a prática da tradução.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista publica única e exclusivamente artigos inéditos. São reservados à Revista todos os direitos de veiculação e publicação dos artigos presentes no periódico.
Licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License