MODERNIDADE E TRADIÇÃO: O SOBREVOO DO ANJO
Palabras clave:
Modernidade, tradição, literatura.Resumen
A obra de Franz kafka suscitou em Walter Benjamin um fascínio que se estendeu a vários aspectos da sua obra e que contribuíram para que, para alguns autores, Kafka seja considerado um autor da mesma constelação literária/filosófica de Benjamin e Gershom Scholem. Assim, partindo de um excerto de Kafka, Diários, em que Kafka refere a imagem/aparição de um anjo, procurei analisar as correspondências entre ambos (Kafka e Benjamin), bem como compreender as razões (bem explicitadas pelo último) que levaram Benjamin a reflectir sobre a obra de kafka. Se o ponto de partida foram os “anjos”, porém, as temáticas abordadas em correlação com a análise são bem mais prolíficas, relacionando-se sobretudo com o modo desencantado como ambos se situam no cruzamento entre a tradição (judaica) e a condição do homem moderno e da sua experiência desencantada.
Citas
ALTER, ROBERT. Les Anges Nécessaires, Kafka, Benjamin et Scholem, entre tradition et modernité. Paris: Les Belles Lettres, 2001. BENJAMIN, WALTER. Briefe. Vols.I (1 e 2), VI (1). Frankfurt: Suhrkamp Verlag, 1966.
______. Écrits Français. Présentés par J. M. Monnoyer, Paris: Gallimard, 1991.
______. Gesammelte Schriften. Vols. I, 2. Frankfurt: Suhrkamp Verlag, 1972.
______. O Anjo da História. Tradução de textos de Walter Benjamin, por João Barrento. Vol.4. Lisboa: Assírio & Alvim, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista publica única e exclusivamente artigos inéditos. São reservados à Revista todos os direitos de veiculação e publicação dos artigos presentes no periódico.
Licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License