HISTÓRIA E LINGUAGENS

Authors

  • Edson Silva de Lima UNIRIO
  • Evander Ruthieri UFPR
  • Maycon Silva Tannis PUC-RIO
  • Ana Carolina de Azevedo Guedes PUC-RIO
  • Eduardo Ferraz Felippe UERJ

Keywords:

History, Languages, Biography, Theory of History

Abstract

Since Hans Robert Jauss, in his conference What is it and for what purpose is one studying the history of literature? (1967), launched the challenge of thinking about the contribution of literature to the construction of perceptions of the social world, numerous efforts have been made by researchers committed to overcoming "the gulf between literature and history, between aesthetic and historical knowledge". The academic debates and reflections around the relations between History and Languages, especially from a theoretical axis in incessant dialogue with the Theory of History, have expanded significantly in recent decades, reorienting the views of recent historiographic production to the articulations between aesthetic-cultural expressions and temporal experience. Many of the questions raised concern, on the one hand, the marks of the historicity inherent in languages, the example of fiction, self-fiction or (self)biography, and, on the other, the contributions of literary languages to think about the constitutive elements of historiographical making: their writings, their places, their practices. These and other inquiries guide the central lines of this dossier. It brings together researchers and researchers from various areas of the humanities, especially History and Literary Criticism, interested in dialoguing with the thought framework proposed below; with the aim of expanding the theoretical domains within the instability that has formed in the interdisciplinary dimension of studies.

Author Biographies

Edson Silva de Lima, UNIRIO

Atualmente sou doutorando do programa de pós graduação em história - UNIRIO (2018) na linha de pesquisa Cultura, Poder e Representações e mestre pelo mesmo Programa de pós graduação em História (2017) na linha de pesquisa Ensino, Patrimônio e Historiografia. Possuo graduação em história nas habilitações Licenciatura e Bacharelado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Coordenador do Grupo de Trabalho interinstitucional história e linguagens. Tenho experiência na área de História, com ênfase em Teoria e filosofia da História. Atuando em temas relativos a relação história e ficção, linguagem e experiência estética, literatura e sociedade, ensino de história e história intelectual e das ideias. 

Evander Ruthieri, UFPR

Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (2020), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Realizou estágio em pesquisa de doutorado no exterior, na University of Exeter (Reino Unido). Pela UFPR, e com bolsa da CAPES, concluiu o Mestrado em História (2016). Licenciado e bacharel em História pela Universidade Regional de Blumenau (2012). Atualmente, é professor colaborador no departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Integrante (discente) do Núcleo de Artes Visuais (NAVIS), na linha de pesquisa História e Ficção, e pesquisador do Centro de Memória Oral e Pesquisa em História (CEMOPE), na linha de pesquisa Cultura Histórica, Literatura e Memória. Possui experiência com ensino e pesquisa em História. Autor de "Bram Stoker e a questão racial" (Curitiba: Prismas, 2017), entre outros capítulos de livros e artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Áreas de interesse: história e literatura; teoria e metodologia da história; história contemporânea e da África; cultura escrita e imaginários políticos; trajetórias de intelectuais em fins do século XIX.

Maycon Silva Tannis, PUC-RIO

Bacharel pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Membro do Corpo Editorial da Revista Anima (Revista do Corpo Discente da PUC-RIO). Em 2018, aprovado em primeiro lugar no Doutorado do Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Coordenador do Grupo de Trabalho e Pesquisa História & Linguagens.

Ana Carolina de Azevedo Guedes, PUC-RIO

Doutoranda em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), desde 2016. Editora da Revista ANIMA (revista discente do curso de história Social da Cultura), desde 2016. Parecerista da Revista Entrelaces (UFC). Mestre em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2014, bolsista CAPES. Graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ em 2011.

Eduardo Ferraz Felippe, UERJ

Professor do Departamento de História da UERJ. Preocupo-me com Educação, especialmente a relação entre Arte e Educação, e com escrita da história e cultura visual em prosas de fins do século XX e início do século XXI. Fui professor visitante no Departamento de Linguagens e História da Arte da Columbia University com bolsa da Fulbright (2018-2019) e pesquisador visitante no PLAS com bolsa da Princeton University (2019). Professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Parte da chefia do Departamento de História - coordenador de graduação.

Published

2018-12-28

How to Cite

LIMA, E. S. de; RUTHIERI, E.; TANNIS, M. S.; GUEDES, A. C. de A.; FELIPPE, E. F. HISTÓRIA E LINGUAGENS. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 20, n. 2, p. 1–28, 2018. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/56523. Acesso em: 16 aug. 2024.

Issue

Section

Apresentação e Correspondências Historiográficas