A HISTORIOGRAFIA COMO TEMÁTICA NO DEALBAR DA REVISTA LER HISTÓRIA DURANTE OS ANOS 80: SUBSÍDIOS PARA UMA ANÁLISE DE CONTEÚDOS

Authors

  • Nuno Bessa Moreira Universidade do Porto

Keywords:

History, periodicals, Historiography, Miriam Halpern Pereira, depositions

Abstract

This study deals with the early years of the Journal Ler Historia, directed by Miriam Halpern Pereira, in the 1980s. It is a democratic, pluralistic periodical that reflects the anxieties and desires of the time when it was created. During the period of study it was directed by Miriam Halpern Pereira, being umbilically linked to ISCTE, but always commercially edited, first by Editora Salamandra and later by Teorema. It had a quarterly periodicity and several sections, such as that of Studies, that of Critiques and debates and of recensions, but also of documents, not forgetting, from a certain moment, O Espelho de Clio, reunited, between 1988 and 1989 Seventeen testimonies of historians, studied in the second part of this work, since the first one realizes an analysis of contents of the history of the historiography of theoretical reflection like subjects approached in the periodical during the seventies of the 20th century.

Author Biography

Nuno Bessa Moreira, Universidade do Porto

Nuno Bessa Moreira é investigador na área de história da historiografia. A sua formação está umbilical e inquestionavelmente ligada à Faculdade de Letras do Porto e ao respectivo curso de História. Este testemunho emocional é passível de ser inadequado ou exageradamente pessoal. Todavia, podem poupar-se adjectivos, dispensar-se advérbios, isentando-se esta exposição de metáforas. Nenhum destes exercícios subtrai ou muito menos anula a experiência vivida nos planos formativo e informativo. Também as vertentes inerentes a qualidades de cariz humanista necessitam de um acervo de conhecimentos, adquirido em permanência. A convergência das duas dimensões foi sempre uma marca das aulas ministradas pelos professores do Departamento de História. A investigação doutoral deste investigador decorreu sob o prisma da história da historiografia, domínio que indaga as condições espácio-temporais e socioculturais das biografias dos historiadores, bem como das suas práticas, discursos e representações. Acresce que este cultor de Clio realizou uma tese de mestrado em História Moderna, situação que atesta a amplitude cronológica dos seus interesses historiográficos. Para além de experiências profissionais como professor do Ensino Secundário é autor de múltiplos artigos (indexados e não indexados) e participou igualmente em vários eventos (conferências e congressos) com comunicações subordinadas às áreas aludidas. É também membro do CITCEM - FLUP desde 2007. Em 2014 foi-lhe atribuído um prémio de investigação pelo CIJVS (Centro de Investigação Professor Doutor Veríssimo Serrão). Em Novembro de 2017 foi Agraciado com a Medalha Amigo da Marinha Brasileira, por indicação do Doutor Artur Victoria.

References

ALBUQUERQUE, Luís de. Gago Coutinho, historiador. Ler História, vol. 11, p. 135-142, 1987.

ALBUQUERQUE, Luís. Depoimento. Ler História, vol. 14, p. 130-131, 1988.

AZEVEDO, Átio Lobo de. Calor e secura»: elementos climáticos da agricultura portuguesa. Ler História, vol. 13, p. 135-138, 1988.

BARRETO, Luís Filipe. Recensão a Como se Escreve a História, de Paul Veyne. Ler História. Lisboa, vol. 4, p. 177-179, 1985.

CABRAL, Manuel Villaverde. Depoimento. Ler História, vol. 17, p 142-145, 1989.

CASTRO, Armando de. Depoimento. Ler História, vol. 15, p. 159-162, 1989.

COELHO, António Borges. Ler História, vol. 15, p. 157- 159, 1989.

CORTESÂO, Maria José Heitor. A disciplina de história no contexto da reforma educativa. Ler História, vol. 14, p. 141, 142, 1988.

FRANÇA, José- Augusto. Depoimento. Ler História, vol. 14, p.128-130, 1988.

GUERREIRO, Luís Ramalhosa, Recensão a O Mediterrâneo e o mundo Mediterrâneo na época de Filipe II. Ler História, vol. 5, p. 1985.

GUIMARÃES, António Mesquita, A Disiciplina de História e a formação integral do professor. Ler História, vol. 14, p. 144-145, 1988.

HESPANHA, António Manuel. História e sistema. Interrogações à Historiografia Pós-moderna, Ler História, vol.9, p. 1986.

HESPANHA, António Manuel. Depoimento. Ler História, vol. 16, 1989.

KRUS, Luís. Marc Bloch (1886-1944), Apresentação. Ler História, vol. 9, p. 123, 1986.

LISBOA, João Luís. Sobre o papel da história na formação de professores. Ler História, vol. 14, p. 138-141, 1988.

MANIQUE, António Pedro. O lugar e o papel da História na formação de professores da escolaridade básica, Ler História, vol. 14, p. 135-138, 1988.

MARQUES, A. H. de Oliveira. Depoimento, Ler História, vol.14, p. 16-127, 1988.

MATTOSO, José. Depoimento. Ler História, vol. 17, p. 140-142, 1989.

MAURÍCIO, Carlos Coelho. Quando a historiografia interroga o seu passado- a história dos Annales. Ler História, vol. 7, p. 1986.

MAURÍCIO, Carlos Coelho. Recensão a Storia della Storiografia. Ler História, vol. 7, p. 176179, 1986.

MEDEIROS, Carlos Alberto. Orlando Ribeiro: Um Marco indelével na Geografia Portuguesa. Ler História, vol, 13, p. 131-134, 1988.

MEDEIROS, Carlos Alberto. Orlando Ribeiro: Um Marco indelével na Geografia Portuguesa. Ler História, vol, 13, p. 131-134, 1988.

MIRANDA, Sacuntala de. Depoimento. Ler História, vol. 17, p. 149-151, 1989.

MÓNICA, Maria Filomena. Depoimento. Ler História, vol. 16, 1989.

NUNES, João Paulo Avelãs. O Estado, a Historiografia e Outras Ciências/Tecnologias sociais, in Historiografias Portuguesa e Brasileira no século XX Olhares Cruzados, João Paulo Avelãs Nunes e Américo Freire (coordenação), Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra e Fundação Getúlio Vargas, p. 53-79, 2013.

OLIVEIRA, Ernesto Veiga. Orlando Ribeiro e a Etnologia. Ler História, vol. 13, p. 138-142, 1988.

PEREIRA, José Esteves. Depoimento. Ler História, p.162-163, 1989.

PEREIRA, Miriam Halpern. Editorial. Ler História. Lisboa, vol. 1, p. 3-4, 1983.

Pereira, Miriam Halpern Marc Bloch e a Historiografia Portuguesa, Ler História, volume 9, p. 124, 1986.

PEREIRA, Miriam Halpern. Depoimento. Ler História, vol. 16, p. 145-148, 1989.

PINTO, António Costa; Monteiro, Nuno Gonçalo. História e Política. Ler História. Lisboa, vol. 2, p. 178-185, 1983.

REIS, Filipe. Recensão a Como se escreve a História, de José Mattoso. Ler História, vol. 18, 1990. SÁ, Víctor de. Depoimento, Ler História, vol. 14, p. 131-132, 1988.

SERRA, ANA. ESE: desvalorização do ensino preparatório? Ler História, vol.14, p. 142-143, 1988.

SERRÃO, Joaquim Veríssimo. Depoimento. Ler História, vol. 16, p. 138-141, 1989.

SILVA, Carlos da. Pensar em Marc Bloch Considerando o problema agrário português. Ler História, vol. 9, p 127-129, 1986.

SILVA, Maria Beatriz Nizza da. Depoimento. Ler História, vol. 15, p. 163-165, 1989

SUBTIL, José. A Formação de professores nas Escola Superiores de Educação e a disciplina de História, Ler História, vol. 12, p. 128, 1988.

TAVARES, Maria José Ferro. Marc Bloch, O Historiador da Moeda, Ler História, vol. 9, p. 125127, 1986.

Teixeira, Nuno Severiano. Recensão a L‘ordre du temps. Krzystof Pomian, Paris, Ed Galimmard, 1984, 365. Ler História, vol. 10, p.187-191, 1987.

TEIXEIRA, Nuno Severiano. A História Política na Historiografia Contemporânea, Ler História, vol. 13, p. 77-102, 1988.

TORGAL, Luís Reis. Depoimento. Ler História, vol. 16, p. 141-143, 1989.

VICENTE, ANTÓNIO Pedro. Depoimento. Ler História, vol. 17, p. 137-139, 1989.

Published

2018-07-07

How to Cite

MOREIRA, N. B. A HISTORIOGRAFIA COMO TEMÁTICA NO DEALBAR DA REVISTA LER HISTÓRIA DURANTE OS ANOS 80: SUBSÍDIOS PARA UMA ANÁLISE DE CONTEÚDOS . Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 19, n. 1, p. 193–226, 2018. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/53774. Acesso em: 2 jul. 2024.