A MÁSCARA DE BOI E OS MASCARADOS: PIRENÓPOLIS E O CARNAVAL EM PENTECOSTES

Authors

  • Maria Cristina de Freitas Bonetti Universidade Estadual de Goiás - UEG

Keywords:

masked, ox's mask, Pentecos, Pirenópolis

Abstract

The empirical field from this investigation encircles the Iberian peninsula, Azores archipelago and Brazil, looking for tracing the pathof the mask, since its origin in Portugal, until the city of Pirenópolis, state of Goiás. The study about masks in Portugal was emphasized in Trás -?? os -?? Montes, capital from Braganca's district, in northeast Portugal. In Brazil, it was focused mostly in Pirenópolis. This research has as purpose revisiting some expressions from brazilian popular culture, such as the ox and its respective masks. Therefore, we resort to ethnographic accuracy in order to investigate the field where these celebrations take place in Brazil. We have privileged the dynamics in which these expressions have surpassed a ritualistic dimension, taking different tones with new discourses concerning folklorization of the traditional popular culture, by becoming objects, commodities or cultural products offered to tourism. This paper's proposal is to demonstrate the legitimacy of ox mask and its representatives in manifestations of popular religiosity in Goiás, mostly Pirenópolis, in "Festa do Divino" 's fest which takes place during Pentecost. Lastly, we observe that, due to the rooting of these manifestations in a specific locality, community keeps respecting its culture and, likewise, enjoys changes throughout contemporaneity. Some groups also present it in elitist locations, providing visibilityto their immaterial cultural heritage.

Author Biography

Maria Cristina de Freitas Bonetti, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Maria Cristina de Freitas Bonetti vive e trabalha em Goiás, Brasil. Licenciada em Educação Física e especialista na área. Professora da carreira de magistério superior, DES IV, Nível I, da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Coordenadora Adjunta de Pesquisa do Câmpus Pirenópolis. É mestre e doutora em Ciências da Religião (PPGCR- PUC-Goiás), onde atuou na linha de pesquisa: Cultura e Sistemas Simbólicos, além de coordenar GT do Sagrado Feminino, área que é especialista e sobre a qual versou sua tese doutoral "O Sagrado Feminino e a Serpente: Performances Ritualísticas na Simbologia das Danças Circulares Sagradas". Em 2017 concluiu seu Estágio Pós Doutoral no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu na Faculdade de História- UFG, o qual foi orientada pelo Prof. Dr. Márcio Pizarro Noronha. Neste Pós Doutoramento, a sua pesquisa abordou o tema do boi, tanto na Península Ibérica quanto em várias regiões do Brasil, o qual culminou no artigo "A máscara de boi e os mascarados: Pirenópolis e o carnaval em pentecostes". No âmbito da sua carreira acadêmica, tem publicado os resultados do seu trabalho, contando com três livros de sua autoria "Contradança: Ritual e Festa de um Povo", "Cantar, Dançar e Contar a História com os Pés" e "Sagrado Feminino: As encantarias da Serpente evocadas na simbologia das danças circulares sagradas", e capítulos de livros e artigos. Além disso, participa de projetos de pesquisa, é parecerista na área de cultura e solicitada como avaliadora independente por editoriais. É folclorista, etnógrafa, analista em cultura (SeCult), escritora, pesquisadora, terapeuta corporal transpessoal (DEP) e focalizadora de Danças Circulares Sagradas. Formou-se em em Danças Folclóricas Meditativas e Sagradas pelo "Ausbildungsinstitut" (DE, Friedel Kloke/2007). Em 1978 criou o "Arraiá o Zé Fedo", que faz parte do calendário oficial de eventos de Goiânia. Realizou a abertura do Evento Cultural, no 1º FICA (Cidade de Goiás 1999 - "A noite do maracá: ritual da herança Kaiapó"). Tem experiência na área de Festas e Danças da Cultura Popular Tradicional e Patrimônio Imaterial, com ênfase em Danças Regionais do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Danças populares e Folclóricas de Goiás, Festas da Religiosidade Popular em Goiás, Multiculturalismo, Memória, Tradição, Identidade e Performances Culturais. Atua em Círculo de Mulheres com ênfase nas Danças Circulares Sagradas e Sagrado Feminino. Vice-coordenadora e pesquisadora do grupo de pesquisa "Interartes: processos e sistemas interartísticos e estudos de performance". Coordenação: Márcio Pizarro Noronha. Pesquisadora no grupo de pesquisa ÍMAN - Imagem, Mito e Imaginário nas Artes da Cena, da Universidade Federal de Goiás, sob a coordenação do Prof. Dr. Alexandre Silva Nunes. Membro participante do International Dance Council- CID/UNESCO. Membro efetivo e Vice Presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de Goiânia. Em 2015, foi homenageada pelo Conselho Municipal de Cultura (SeCult- Goiânia), com Diploma de Honra ao Mérito Cultural, pelo reconhecimento de suas ações na área de Dança.

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Published

2017-12-28

How to Cite

BONETTI, M. C. de F. A MÁSCARA DE BOI E OS MASCARADOS: PIRENÓPOLIS E O CARNAVAL EM PENTECOSTES. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 18, n. 2, p. 130–152, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/50896. Acesso em: 18 may. 2024.