UM ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE A CULTURA DOS DESCOBRIMENTOS E O CONHECIMENTO ACADÊMICO NA RENASCENÇA
Keywords:
Renascença, Conhecimento Acadêmico, Expansão Ultramarina, Cultura dos Descobrimentos, Ciência ModernaAbstract
Nesse artigo abordaremos de que modo o processo de Expansão Ultramarina inaugurou uma nova modalidade de saber que, por sua vez, começou a ganhar espaço e, ao mesmo tempo, passou a dialogar diretamente com o conhecimento acadêmico renascentista: a Cultura dos Descobrimentos. Por meio de um estudo sobre esse campo epistemológico, buscaremos analisar de que forma se apresentavam seus postulados, métodos e teorias, a fim de compreender quais as suas principais contribuições para a eclosão da Ciência Moderna, desconstruindo, dessa forma, a visão tradicional que coloca tamanho saber como um obstáculo ao desenvolvimento do conhecimento científico moderno.Downloads
Published
2014-12-30
How to Cite
DUTRA, D. P. de S. UM ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE A CULTURA DOS DESCOBRIMENTOS E O CONHECIMENTO ACADÊMICO NA RENASCENÇA. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 12, n. 2, p. 250–274, 2014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33444. Acesso em: 21 nov. 2024.
Issue
Section
Articles
License
The journal publishes only and exclusively original manuscripts. All rights reserved.
Licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License