Poetas, Críticos e Loucos
Baudelaire e Benjamin
Abstract
Este ensaio pretende mostrar as aproximações entre Walter Benjamin e Charles Baudelaire a partir da leitura do tema das cidades. O espaço urbano inquietou aos dois e chegou a ser mesmo objeto de estudos e inspiração. Em Baudelaire, mesmo sem ser mencionada, a cidade de Paris se esparrama por muitas poesias de “As flores do mal”. Benjamin, o eterno errante, escreveu sobre sua cidade natal, Berlim, e sobre muitas outras por onde passou como visitante ou exilado. Nossa intenção não é fazer somente uma aproximação da biografia de ambos, mas pensar como o tema das cidades levou à paixão de Benjamin pela obra de Baudelaire e como, muitas vezes, na leitura do texto de um, encontramos o outro.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2023 rth |

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International.
A Revista publica única e exclusivamente artigos inéditos. São reservados à Revista todos os direitos de veiculação e publicação dos artigos presentes no periódico.
Licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License