A IDEIA DO BELO NA TRADIÇÃO GERMÂNICA: DEBATES EM TORNO DO LAOCOONTE
Schlagworte:
Friedrich Schiller, Laocoonte, Johann W. Goethe, Johann J. Winckelmann, ModernidadeAbstract
Este artigo apresenta como eixo de suas interrogações o debate que se configurou no âmbito da estética e em território germânico, na segunda metade dos setecentos e primeiros anos do século seguinte. Reunindo nomes como Winckelmann, Lessing, Goethe e Schiller, a tradição intelectual alemã revela uma substancial influência do referencial estético clássico, sobretudo grego, na composição do Ideal de beleza que orientara filosófica e politicamente os artistas e pensadores para além do Reno. No centro desta contenda encontramos uma instigante sequência de comentários sobre o conjunto de esculturas gregas conhecido como Laocoonte. Entender a proeminência que tais intelectuais conferiram a essa obra para a compreensão do significado do belo para os antigos, assim como investigar de que forma esse Ideal foi valorizado na elaboração da noção de homem e cultura que eles almejavam para seu tempo e povo, são os principais objetivos esboçados aqui.
Literaturhinweise
ALLERT, BEATE. "Lessing’s Poetics as an Aprouch to Aesthetics". In: FISCHER, Barbara. FOX, Thomas C. (ed.). A Companion to the works of Gotthold Ephrain Lessing. Nova York: Camden House, 2005.
BARBOSA, Ricardo. Schiller e a cultura estética. Rio de janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.
BEISER, Frederick. SCHILLER as a Philosopher: a Re-Examination. Oxford: Oxford University Press, 2005.
BERLIN, Isaiah. Le Mage du Nord, critique des Lumières. J.G. Hamann 1730-1788. Presses Universitaires de France, 1997.
CASSIRER, Ernest. A Filosofia do Iluminismo. Campinas: Unicamp, 1994.
ÉSQUILO. SÓFOCLES. EURÍPIDES. Os Persas, Electra e Hécuba. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.
GOETHE, J. W. Escritos sobre Arte. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2008.
KANT, Immanuel. Crítica da faculdade do juízo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
LESSING, Gotthold Ephraim. De teatro e literatura. São Paulo: Editora Herder, 1964.
________. Dramaturgia de Hamburgo. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2005.
________. Laocoonte ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia. São Paulo: Iluminuras, 2011.
MEIER, Christian. Política e Graça. Brasília: Ed. UNB, 1998.
PANOFSKY, Erwin. Idea: A Evolução do Conceito de Belo. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
REILL, Peter Hans. The German Enlightenment and the Rise of Historicism. Los Angeles: University of California Press, 1975.
POTTS, Alex. Flesh and the ideal: Winckelmann and the origins of Art History. Yale University Press, 1994.
SCHILLER, Friedrich. A Educação Estética do Homem. São Paulo: Editora Iluminuras LTDA, 2002.
________. Poesia Ingênua e Sentimental. São Paulo: Editora Iluminuras LTDA, 1991a.
________. Teoria da tragédia. São Paulo: EPU, 1991b.
SÜSSEKIND, Pedro. “A Grécia de Winckelmann”. In: Kriterion: Revista de Filosofia. Belo Horizonte: V. 49, nº117, 2008.
_________. (Organização) Friedrich Schiller: do sublime ao trágico. Tradução e ensaios Pedro Süssekind e Vladimir Vieira. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
WINCKELMANN. History of the art of Antiquity. Los Angeles: Texts and Documents, 2006.
_________. Réflexions sur l’Imitation dês Ouvres Grecques en Peinture et en Sculpture. Éditions Aubier: 1990.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
A Revista publica única e exclusivamente artigos inéditos. São reservados à Revista todos os direitos de veiculação e publicação dos artigos presentes no periódico.
Licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License