APRENDIZAGEM HISTÓRICA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E ESTUDOS SOCIAIS NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA (1994-2014)
Schlagworte:
Aprendizagem histórica, Parâmetros Curriculares Nacionais, EUA, Currículo, Didática da HistóriaAbstract
Neste artigo, exploramos os sentidos de aprendizagem histórica, bem como o resultado das relações entretidas entre profissionais da educação e da história na produção de parâmetros curriculares nacionais para o ensino de história e de estudos sociais nos Estados Unidos da América, entre 1994 e 2014. Mediante análise internalista, examinamos mudanças e continuidades relativas às prescrições que envolvem conteúdos substantivos e meta-históricos nos documentos prescritivos da área, de caráter nacional: National Standards for History (1994-1996), Curriculum Standards for Social Studies (1994-2010) e Common Core State Standards (2010-2014). Com este texto, buscamos não somente ampliar o conhecimento sobre a normativa acerca dos usos da história na formação escolar, como também fornecer subsídios para a reflexão da natureza da expressão “didática da história”, seus elementos estruturantes e o seu lugar no desenho dos currículos dos cursos superiores de história no Brasil.Downloads
Veröffentlicht
2014-12-30
Zitationsvorschlag
FREITAS, I. APRENDIZAGEM HISTÓRICA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E ESTUDOS SOCIAIS NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA (1994-2014). Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 12, n. 2, p. 68–90, 2014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33420. Acesso em: 21 nov. 2024.
Ausgabe
Rubrik
Didática da História e Ciência Histórica
Lizenz
A Revista publica única e exclusivamente artigos inéditos. São reservados à Revista todos os direitos de veiculação e publicação dos artigos presentes no periódico.
Licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License