A TOTALIDADE ENQUANTO PROBLEMA HISTÓRICO E CATEGORIA TEÓRICA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DAS OBRAS DE HUMBOLDT, SIMMEL E ERNST JÜNGER
Schlagworte:
Bildung, modernidade, sujeito, linguagem, totalidade.Abstract
O artigo tem como objetivo destacar, com uma breve abordagem da obra de Humboldt,Simmel e Jünger, como o espaço de mediação – “terceira instância” – entre sujeito emundo objetificado, formulado por Humboldt em torno da noção de Bildung, se vê àsvoltas com o processo de autonomização do mundo objetivo, a partir do final do séculoXIX, o que será objeto de análise de Simmel. A ruptura entre sujeito e objeto e adissolução da linguagem como espaço de reflexão e constituição de historicidade, nocontexto da emergência do reacionarismo alemão, encontra em Jünger a solução (aomesmo tempo moderna e conservadora): a dissolução do sujeito pela mobilização totalse articula com uma “linguagem sem palavras”. Assim, procuramos mostrar como atotalidade ideal enquanto espaço de formação e reflexão dá lugar a uma totalidade quepropõe a dissolução da subjetividade com a junção do orgânico (da vida) com omecânico.Downloads
Zitationsvorschlag
COELHO, V. de O. P. A TOTALIDADE ENQUANTO PROBLEMA HISTÓRICO E CATEGORIA TEÓRICA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DAS OBRAS DE HUMBOLDT, SIMMEL E ERNST JÜNGER. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 8, n. 2, p. 78–105, 2014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/28954. Acesso em: 26 nov. 2024.
Ausgabe
Rubrik
Artigos livres
Lizenz
A Revista publica única e exclusivamente artigos inéditos. São reservados à Revista todos os direitos de veiculação e publicação dos artigos presentes no periódico.
Licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License