Fronteiras em Dialogo: Edward Thompson e Charles Tilly
Palabras clave:
Edward Thompson, Charles Tilly, Pensamento Social, Ações Coletivas.Resumen
Intencionando promover o diálogo entre as ciências históricas e as ciências sociais, este texto se apoiará nos debates sobre as ações coletivas promovidos por um historiador epor um sociólogo: Edward Thompson e Charles Tilly, respectivamente. Tanto Thompson quanto Tilly conseguiram promover, e com sucesso, a comunicação entre as ciências históricas e as ciências sociais. O primeiro autor buscou, em seus estudos sobre ações coletivas e culturas populares, uma aproximação fecunda entre a história e a antropologia social, enquanto o segundo pensador promoveu a aproximação da sociologia com a história ao analisar as ações coletivas e mobilizações sociais contemporâneas.Descargas
Cómo citar
MELO JÚNIOR, João Alfredo da Costa de Campos. Fronteiras em Dialogo: Edward Thompson e Charles Tilly. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 4, n. 2, p. 117–133, 2014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/28943. Acesso em: 5 dic. 2025.
Número
Sección
Artigos livres
Licencia
A Revista publica única e exclusivamente artigos inéditos. São reservados à Revista todos os direitos de veiculação e publicação dos artigos presentes no periódico.
Licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License

