A canção enquanto fonte para a história

Por uma apreensão do sensível

Autores

Palavras-chave:

História & Música, Canção, Fontes Históricas

Resumo

O objetivo deste artigo é discorrer sobre como a proposta de análise empírica da canção enquanto ferramenta analítica, de acordo com os estudos de Luiz Tatit (2003, 2012), permite ao historiador descortinar uma dimensão sensível das canções que contribuem para a experiência estética do ouvinte, assim como para a recepção desse tipo de produção, que muitas vezes passa de maneira despercebida nos estudos históricos sobre canção popular e/ou música brasileira. O percurso escolhido para tal empreitada parte de uma análise geral da canção Consideração, presente no espetáculo O Importante É Que A Nossa Emoção Sobreviva, realizado no ano de 1975, no Teatro da Universidade Católica de São Paulo, e protagonizado pelos músicos Eduardo Gudin e Paulo César Pinheiro e a musicista Márcia como, também, da mudança empreendida sobre a forma como o objeto musical é tratado enquanto fonte de pesquisa a partir dos anos de 1980 e as possibilidades interdisciplinares abertas a partir dessa nova epistemologia.

Biografia do Autor

André Luiz Rocha Mattos Caviola, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, andrecaviola@live.com

CV:  http://lattes.cnpq.br/3644638485790162

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Publicado

2025-12-16

Como Citar

CAVIOLA, André Luiz Rocha Mattos. A canção enquanto fonte para a história: Por uma apreensão do sensível. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 28, n. 1, p. 1–16, 2025. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/82139. Acesso em: 17 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos livres