Teorizar o ensino para ensinar história:
teoria, formação docente e ensino de história
DOI:
https://doi.org/10.5216/rth.v27i2.81011Palavras-chave:
Teoria da História, Formação docente, Ensino de História, Licenciatura, Universidades estaduaisResumo
O artigo resulta do projeto de pesquisa A história ensinada: saberes docentes, livro didático e narrativa e se insere no movimento de reflexão que problematiza os saberes docentes oferecidos na formação inicial do professor de História no Brasil. De maneira específica, analisa quais saberes são apresentados nas disciplinas obrigatórias de Teoria da História, nos cursos de licenciaturas ofertados em universidades estaduais, para compreender o lugar que o ensino de História ocupa entre os referidos saberes nas respectivas disciplinas. Como metodologia recorremos aos procedimentos quanti-qualitativos para analisar os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de 10 universidades estaduais, (duas por região geográfica). Pelos dados da amostra se conclui que as licenciaturas analisadas apresentam grande variedade de disciplinas com temas, carga horária, quantidade de componentes curriculares e momentos distintos na oferta, durante a formação inicial, e que o ensino de História praticamente não aparece como um saber a ser problematizado pelos componentes curriculares de Teoria nos percursos de formação do professor de História.
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