A caminho do sistema binário
Arquivos Clássicos e Memória Digital
DOI:
https://doi.org/10.5216/rth.v27i1.80042Palavras-chave:
Memória digital, Arquivo, Arte de mídiaResumo
Este artigo explora os conceitos de memória e arquivo dentro do contexto de sua digitalização. Ele argumenta em favor de um conceito redefinido de arquivo, afastando-se de sua natureza tradicionalmente estática para contemplar uma forma inerentemente generativa, na qual os métodos tradicionais de arquivamento e classificação são fundamentalmente transformados pelo caráter matemático e microtemporal dos processos digitais. Esses argumentos são examinados à luz do projeto artístico Netpioneers 1.0, que também serve para destacar as possibilidades e inovações no arquivamento digital no que se refere à arte de mídia.
Referências
BATTELLE, John. Die Suche: Geschäftsleben und Kultur im Banne von Google & Co. Kulmbach: Börsenmedien AG, 2006.
BASSLER, Moritz. Die kulturpoetische Funktion und das Archiv: Eine literaturwissenschaftliche Text-Kontext-Theorie. Tübingen: Francke, 2005.
DANIELS, Dieter. Kunst als Sendung: Von der Telegrafie zum Internet. München: Beck, 2002.
DANIELS, Dieter. Reverse engineering modernism with the last Avant-garde. In: DANIELS, Dieter; REISINGER, Gunther (ed.). Netpioneers 1.0: Contextualizing Early Net-Based Art. Berlin: Sternberg Press, 2009, p. 15-64.
DIDI-HUBERMAN, Georges; EBELING, Knut. Das Archiv brennt. Berlin: Kulturverlag Kadmos, 2007.
DEPOCAS, Alain; IPPOLITO, Jon; JONES, Caitlin (ed.). Permanence through Change: The Variable Media Approach. New York: Guggenheim Museum, 2003.
EDMONDSON, Ray. AV Archiving Philosophy: The Technical Dimension. Papers of the IAMI-IASA Joint Annual Conference, Perugia, 1996, no. 8, november, 1996.
FARGE, Arlette. Le Goût de l’archive. Paris: Seuil, 1989.
GALLOWAY, Alexander. Protocol: How Control Exits after Decentralization. Cambridge/Mass: MIT, 2004.
GROYS, Boris. Unter Verdacht: Eine Phänomenologie der Medien. München: Hanser, 2000.
HERZOGENRATH, Wulf. Der Fernseher als Objekt: Videokunst und Videoskulptur in vier Jahrzehnten. In: HERZOGENRATH, Wulf et al. TV-Kultur: Das Fernsehen in der Kunst seit 1879. Amsterdam: Kunst, 1997.
KAHL, Volker. Interrelation und Disparität: Probleme eines Archivs der Künste. In: BECK, Friedrich (ed.). Archivistica docet: Beiträge zur Archivwissenschaft und ihres interdisziplinären Umfelds. Potsdam: Verlag für Berlin-Brandenburg, 1999.
KAHLE, Brewster. Preserving the Internet. Scientific American, 276, no. 3, 1997.
MCLUHAN, Marshall. Die magischen Kanäle. Understanding Media. Düsseldorf: Econ, 1968.
PETERSON, Trudy. Machine Readable Records as Archival Material. Archivum 35, 1989.
REISINGER, Gunther. Digital source criticism: Net Art as a methodological case study. In: DANIELS, Dieter; REISINGER, Gunther (ed.). Netpioneers 1.0: Contextualizing Early Net-Based Art. Berlin: Sternberg Press, 2009, p. 101-120.
SAKROWSKI, Robert. Net Art in the white cube: a fish on dry land. In: DANIELS, Dieter; REISINGER, Gunther (ed.). Netpioneers 1.0: Contextualizing Early Net-Based Art. Berlin: Sternberg Press, 2009, p. 209-232.
SCHRÖTER, Jens. Einige Bemerkungen über löschbare Bilder. Videokunstfest Bochum, 2000.
STIBITZ, George. Digital Computation for A. A. Directors. In DENNHARDT, Robert. Die Flipflop-Legende und das Digitale. Kulturtechniken der Synchronisation: Adressieren Speichern Takten, Helmholtz-Zentrum für Kulturtechnik der Humboldt-Universität Berlin, Februar, p. 1-3, 2007.
STIEGLER, Bernard. Technics and Time 2: Disorientation. Stanford: Stanford University Press, 2009.
SWADE, Doron. Collecting Software: Preserving Information in an Object-Centred Culture. History and Computing 4, no. 3, 1992.
WEAVER, Warren. Recent Contributions to the Mathematical Theory of Communication. In: WEAVER, Warren; SHANNON, Claude. The Mathematical Theory of Communication. Urbana: University of Illinois Press, 1963.
WETTENGEL, Michael. Technische Infrastruktur für die Archivierung von digitalen Datenbeständen: Anforderungen und Verfahrensweisen. Europäische Archivnachrichten INSAR, Supplement 2, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Teoria da História
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista publica única e exclusivamente artigos inéditos. São reservados à Revista todos os direitos de veiculação e publicação dos artigos presentes no periódico.
Licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License