Decolonizar a história digital

Apontamentos sobre cibercultura, ensino de história e fundamentos da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rth.v27i1.78880

Palavras-chave:

Decolonialidade, História Digital, Ensino de História, Fundamentos da Educação

Resumo

Este artigo desenvolveu um duplo objetivo. Primeiro, correlacionar as investigações acerca da História Digital, com o ensino de História e os fundamentos da Educação (História da Educação, Filosofia da Educação, Sociologia da Educação, Psicologia da Educação). Para isso, adotou-se a cibercultura enquanto território da história vivida, por meio do qual ocorre o fazer-se de sujeitos sócio-históricos. Segundo, ao demonstrar a presença das discriminações sociorraciais na cibercultura, apontou-se a necessidade de se decolonizar a compreensão, as ações e as narrativas históricas presentes e desenvolvidas nesse território da história vivida digital. É a partir da convergência e do diálogo dos métodos de investigação historiográficos e educacionais que as análises das “práticas de educabilidade histórica digital” foram defendidas como meio de correlacionar aqueles dois objetivos.

Biografia do Autor

Yan Soares Santos, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil, yan.santos@academico.ufpb.br

CV: http://lattes.cnpq.br/8314604601444322

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Publicado

2024-08-04

Como Citar

SANTOS, Y. S. Decolonizar a história digital: Apontamentos sobre cibercultura, ensino de história e fundamentos da educação. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 110–133, 2024. DOI: 10.5216/rth.v27i1.78880. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/78880. Acesso em: 19 nov. 2024.