Decolonizar a história digital
Apontamentos sobre cibercultura, ensino de história e fundamentos da educação
DOI:
https://doi.org/10.5216/rth.v27i1.78880Palavras-chave:
Decolonialidade, História Digital, Ensino de História, Fundamentos da EducaçãoResumo
Este artigo desenvolveu um duplo objetivo. Primeiro, correlacionar as investigações acerca da História Digital, com o ensino de História e os fundamentos da Educação (História da Educação, Filosofia da Educação, Sociologia da Educação, Psicologia da Educação). Para isso, adotou-se a cibercultura enquanto território da história vivida, por meio do qual ocorre o fazer-se de sujeitos sócio-históricos. Segundo, ao demonstrar a presença das discriminações sociorraciais na cibercultura, apontou-se a necessidade de se decolonizar a compreensão, as ações e as narrativas históricas presentes e desenvolvidas nesse território da história vivida digital. É a partir da convergência e do diálogo dos métodos de investigação historiográficos e educacionais que as análises das “práticas de educabilidade histórica digital” foram defendidas como meio de correlacionar aqueles dois objetivos.
Referências
AARONOVICH, Surya. (et al). Não brancos(as) e periféricos(as): histórias da docência no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 25, p. 1-26, 2020.
ABERCOMBIE, Nicholas; HILL, Stephen; TURNER, Bryan. S. The Penguin Dictionary of Sociology. 5. ed. London, England: Penguin Books, 2006.
ALATAS, Syed. F.; SINHA, Vineeta; SALES, Samantha. Introdução: eurocentrismo, androcentrismo e teoria sociológica, por Syed Farid Alatas e Vineeta Sinha. 2019. Disponível em: https://blogdolabemus.com/2019/06/13/introducao-eurocentrismo-androcentrismo-e-teoria-sociologica-por-syed-farid-alatas-e-vineeta-sinha/. Acesso em: 15 nov. 2021.
ALBUQUERQUE JR, Durval. M. História: a arte de inventar o passado. Ensaios de teoria da história. São Paulo: Edusc, 2007.
ALBUQUERQUE, Wlamyra. R. de. O jogo da dissimulação: abolição e cidadania negra no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
ALMEIDA, Fábio. C. de. Internet, fontes digitais e pesquisa histórica. In: BARROS, J. D. (Ed.). História Digital: a historiografia diante dos recursos e demandas de um novo tempo. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 2022. p. 101-119.
ALMEIDA, Fábio. C. de. O historiador e as fontes digitais: uma visão acerca da internet como fonte primária para pesquisas históricas. Revista Aedos, v. 3, n. 8, 2011.
ALMEIDA, Silvio. L. de. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.
ANDRADE, Débora. E. Redes sociais e história digital. Rematec, v. 18, n. 44, p. e2023004–e2023004, 1 ago. 2023.
ARÓSTEGUI, Julio. A pesquisa histórica: teoria e método. Bauru: Edusc, 2006.
ASSUNÇÃO, Marcello. F. M. de; TRAPP, Rafael. P. É possível indisciplinar o cânone da história da historiografia brasileira? Pensamento afrodiaspórico e (re)escrita da história em Beatriz Nascimento e Clóvis Moura. Revista Brasileira de História, v. 41, n. 88, p. 229-252, 2021.
BARROS, José. D. História Digital: a historiografia diante dos recursos e demandas de um novo tempo. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 2022a.
BARROS, José. D. Revolução digital, sociedade digital e História. In: História Digital: a historiografia diante dos recursos e demandas de um novo tempo. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 2022b. p. 11-100.
BARROS, Thine. N.; SILVA, Tarcízio. Griots e tecnologias digitais. Brasília: IBAPAD; Desvelar, 2023.
BENJAMIN, Ruha. Race After Tecnology: abolitionist tools for the new Jim code. Cambridge, UK: Polity Press, 2019.
BENJAMIN, Ruha. Retomando nosso fôlego: estudos de ciência e tecnologia, teoria racial crítica e imaginação carcerária. In: SILVA, T. (Ed.). Comunidades, algoritmos e ativismos digitais: olhares afrodiaspóricos. São Paulo: LiteraRUA, 2020.
BERNARDINO-COSTA, Joaze.; MALDONADO-TORRES, Nelson.; GROSFOGUEL, Ramón. Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
BERNARDINO-COSTA, Joaze. Decolonialidade. Em: RIOS, F.; SANTOS, M. A. DOS; RATTS, A. (Eds.). Dicionário das relações étnico-raciais contemporâneas. São Paulo, SP: Perspectiva, 2023.
BOTELHO, André. (Org.). Essencial Sociologia. São Paulo: Companhia das Letras, Penguin Classics, 2013.
BOTO, Carlota. et al. Cultura digital e educação. São Paulo: Contexto, 2023.
BROWNE, Simone. Dark matters: on the surveillance of blackness. Durham, North Carolina: Duke University Press, 2015.
BRUZZONE, Andrés. Ciberpopulismo: política e democracia no mundo digital. São Paulo: Contexto, 2021.
BURKE, Peter. História e teoria social. 3. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2012.
BURKE, Peter. O que é história do conhecimento? São Paulo: Editora Unesp, 2016.
BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
CARLOS, João; FILHO, Escosteguy. Batalhas públicas pela história nas redes sociais: articulações para uma educação histórica em direitos humanos. Revista História Hoje, v. 8, n. 15, p. 39-65, 2019.
CARNEIRO, Sueli. Dispositivo da racialidade: a construção do outro como não ser como fundamento do ser. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2023.
CASSINO, João. F. O Sul Global e os desafios pós-coloniais na era digital. In: SILVEIRA, Sérgio. A. da; SOUZA, Joyce; CASSINO, João. F. Colonialismo de dados: Como opera a trincheira algorítmica na guerra neoliberal. São Paulo, SP: Autonomia Literaria, 2021.
CASTRO, Miguel. B. Usos do passado sensível no ambiente digital: o “Brasil: Nunca Mais Digital” e o projeto “eva.stories”. Esboços: histórias em contextos globais, v. 27, n. 45, p. 249-263, 2020.
CAVALLEIRO, Eliane. dos S. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2023.
CERTEAU, Michel de. A operação historiográfica. In: CERTEAU, Michel de (Ed.). A escrita da história. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2011.
CESARINO, Letícia. O mundo do avesso: verdade e política na era digital. São Paulo: Ubu Editora, 2022.
CHALHOUB, Sidney. Visões de liberdade: uma história das últimas décadas da escravidão na Corte. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
CHARTIER, Roger. Cultura escrita e mundo digital: mutações, desafios e perspectivas. In: BOTO, C. (Ed.). Cultura digital e educação. São Paulo: Contexto, 2023.
CORNÉLIO, Beatriz. G.; TAVARES, Marie. L. Tinha que ser preto! Possibilidades para uma educação antirracista por meio do ciberativismo na rede social Instagram. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), v. 14, n. 42, p. 444–463, 30 nov. 2022.
COSTA, Marcella. A. F. da. Ensino de História e historiografia escolar digital. Curitiba: CRV, 2021.
CRARY, Jonathan. Terra arrasada: além da era digital, rumo a um mundo-pós-capitalista. São Paulo: Ubu Editora, 2023.
DANTAS, Marcos. et al. O valor da informação: de como o capital se apropria do trabalho social na era do espetáculo e da internet. São Paulo: Boitempo, 2022.
DOSSE, François. A história à prova do tempo: da história em migalhas ao resgate do sentido. 2. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2017.
DUARTE, Newton. A catarse na didática da pedagogia histórico-crítica. Pro-Posições, v. 30, 2019.
DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. Petrópolis: Vozes, 2011.
FANON, Frantz. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Zahar, 2022.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.
FAUSTINO, D. Colonialismo. Em: RIOS, F.; SANTOS, M. A. dos; RATTS, A. (Eds.). Dicionário das relações étnico-raciais contemporâneas. São Paulo, SP: Perspectiva, 2023.
FAUSTINO, Deivison; LIPPOLD, Walter. Colonialismo digital: por uma crítica hacker-fanoniana. São Paulo: Raízes da América, 2022.
FONSECA, Marcus. V.; BARROS, Surya. A. P. de. A história da educação dos negros no Brasil. Niterói: EdUFF - Editora da UFF, 2016.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 2: o uso dos prazeres. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 25. ed. São Paulo: Graal, 2012.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
GINZBURG, Carlo. O fio e os rastros: verdadeiro, falso, fictício. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
GOMES, Alessandra; BORGES, Ester. Denúncias de discriminação algorítmica no Instagram sob uma lupa. Revista Rosa, v. 5, n. 2, 2022.
GONDRA, José. G. Artes de civilizar: medicina, higiene e educação escolar na Corte Imperial. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2004.
GONDRA, José. G.; SCHUELER, Alessandra. Educação, poder e sociedade no Império brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008.
GONÇALVES, Murilo. A história (de)codificada: prolegômenos para uma hermenêutica digital. 2022 (Tese de doutorado - História) – Universidade Federal de Goiás, Faculdade de História, Goiânia, GO, 2022.
GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
HAN, Byung-C. Infocracia: digitalização e a crise da democracia. Petrópolis: Vozes, 2022.
HAN, Byung.-C. No enxame: perspectivas do digital. Petrópolis: Vozes, 2018.
HAN, Byung.-C. Psicopolítica: o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Belo Horizonte: Editora Âyiné, 2020.
HARARI, Yuval. N. Notas sobre a pandemia: E breves lições para o mundo pós-coronavírus (artigos e entrevistas). São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2021.
HARAWAY, Donna. Manifesto ciborg: ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. In: HOLLANDA, H. B. de (Ed.). Pensamento feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.
HOBSBAWM, Eric. Sobre história. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
HUK, Yui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
IPEA, I. D. P. E. A. [IPEA]. Retrato das desigualdades de gênero e raça. 4. ed. Brasília: Ipea; ONU Mulheres; SPM; SEPPIR, 2011.
JUNIOR, Alcidésio. O. DA S. Cultura e educação: Como operam as pedagogias culturais? Educação, Sociedade & Culturas, n. 64, 16 mar. 2023.
JUNQUEIRA, Antonio. H.; BOTELHO-FRANCISCO, Rodrigo. Raça: dimensão interseccional das vulnerabilidades digitais. Contemporanea | Revista de Comunicação e Cultura (PósCom-UFBA), v. 19, n. 3, p. 63-78, 2021.
LAVOURA, Tiago. N.; MARTINS, Lígia. M. A dialética do ensino e da aprendizagem na atividade pedagógica histórico-crítica. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 21, n. 62, p. 531-541, 2017.
LE GOFF, Jacques. História e memória. 7. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.
LEAL, Bruno. Fake news: do passado ao presente. In: PINSKY, J.; PINSKY, C. B. (Eds.). Novos combates pela história: desafios - ensino. São Paulo: Contexto, 2021.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
LIMEIRA, Aline. de M. Saber útil e prático? Ciências Humanas e História da Educação. In: ECAR, A. L.; BARROS, S. A. P. de (Eds.). História da educação: formação docente e a relação teoria-prática. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 41-68.
LUCAS, Clarinda. R. As tecnologias da informação e a exclusão digital. Transinformação, v. 14, n. 2, p. 159-165, 2002.
LUCCHESI, Anita. Digital History e Storiografia Digitale: estudo comparado sobre a Escrita da História no Tempo Presente (2001-2011). Dissertação. (Mestrado em História Comparada) Programa de Pós-graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014.
LUCCHESI, Anita. et al. Nunca fomos tão úteis. Esboços: histórias em contextos globais, v. 27, n. 45, p. 161-169, 2020.
LUGONES, Maria. Colonialidade e gênero. In: HOLLANDA, H. B. de (Ed.). Pensamento feminista hoje: perspectivas decoloniais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.
MAC CORD, Marcelo; ARAÚJO, Carlos. E. M. de; GOMES, Flávio. dos S. Rascunhos cativos: educação, escolas e ensino no Brasil Escravista. Rio de Janeiro: 7 letras, 2017.
MALDONADO-TORRES, Nelson. Analítica da colonialidade e da decolonialidade: algumas dimensões básicas. Em: BERNARDINO-COSTA, J.; MALDONADO-TORRES, N.; GROSFOGUEL, R. (Eds.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. [s.l.] Autêntica Editora, 2020.
MARTINS, Lígia. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da Psicologia Histórico-cultural e da Pedagogia Histórico-crítica. SciELO, v. 16, n. 40, p. 283-283, 2012.
MELLO, Patrícia. C. A máquina do ódio: notas de uma repórter sobre fake news e violência digital. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
MILITÃO, Beatriz. S. M. O ensino de História numa perspectiva antirracista. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTÓRIA) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ. 2021.
MISTURA, Letícia. Vista do As matrizes teóricas da aprendizagem histórica no Brasil: um estudo compreensivo. Revista História Hoje, v. 9, n. 18, p. 77-100, 2020.
MOROZOV, Evgeny. Big Tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu Editora, 2018.
MOTA, Sara Cesar Brito. Sequência didática para uma educação antirracista e em perspectiva decolonial: conceitos fundamentais, roteiro urbano e fontes literárias. 2020. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2020.
MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2020.
NASCIMENTO, Beatriz. Negro e racismo. In: RATTS, A. (Ed.). Uma história escrita por mãos negras: relações raciais, quilombos e movimentos. Rio de Janeiro: Zahar, 2021. p. 47-54.
OLIVEIRA, Daniel Figueiredo de. Sobre humanos e máquinas: marcos epistêmicos, ontológicos e éticos para compreensão do ciborgue e aprendizagem humana na cultura digital. 2017. 269 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
ORLOWSKI, Jeff. O dilema das redes. EUA, Netflix, 2020.
OYĚWÙMÍ, Oyèrónké. Conceituando o gênero: os fundamentos eurocêntricos dos conceitos feministas e o desafio das epistemologias africanas. In: HOLLANDA, H. B. de (Ed.). Pensamento feminista hoje: perspectivas decoloniais. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2020.
PALLARES-BURKE, Maria. L. G. Uma época de crises: uma perspectiva histórica. In: BOTO, C. (Ed.). Cultura digital e educação. São Paulo: Contexto, 2023. p. 19-56.
PASQUALINI, Juliana. C. Três teses histórico-críticas sobre o currículo escolar. Educação e Pesquisa, v. 45, p. e214167–e214167, 2019.
PEREIRA, Allan. K. Escritas insubmissas. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, v. 14, n. 36, p. 481-508, 2021.
PEREIRA, Mateus. H. de F. Lembrança do presente: ensaios sobre a condição histórica na era da internet. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2022.
QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. Em: CLACSO, C. L. DE C. S. (Ed.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: [s.n.].
REIS, Diego dos S. A Filosofia fora das grades (curriculares): a Lei 10.639/03 e os desafios para um ensino de filosofia antirracista. Revista Teias, v. 23, n. 68, p. 134-146, 2022.
REIS, Diego dos S. “Da Terra sai um cheiro bom de vida e nossos pés a ela estão ligados”. Revista Espaço do Currículo, v. 16, n. 1, p. 1-10, 2023.
REIS, Diego dos S. Saberes encruzilhados: (de)colonialidade, racismo epistêmico e ensino de filosofia. Educar em Revista, v. 36, 2020.
RHUE, Lauren. Racial Influence on Automated Perceptions of Emotions. SSRN Electronic Journal, 2018.
ROCHA, Helenice. A. B. Letramento(s) histórico(s): uma proposta plural para o ensino e a aprendizagem de História. Revista Territórios e Fronteiras, v. 13, n. 2, p. 275-301, 2020.
ROSENZWEIG, Roy. Clio conectada: o futuro do passado na era digital. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2022.
RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da história, fundamentos da Ciência Histórica. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
SABINO, César. Corpos descartáveis: neosoberania e exclusão na era digital. Sociologias, v. 24, n. 59, p. 362-385, 2022.
SANTOS, Antônio. B. Dos. somos da terra. Em: CARNEVALLI, F. et al. (Eds.). Terra: antologia afro-indígena. São Paulo/Belo Horizonte: Ubu Edutora/ PISEAGRAMA, 2023. p. 7–17.
SANTOS, Yan. S.; SILVA, Adriana. M. P. da. O Liceu de Artes e Ofícios do Recife e suas táticas de instrução de trabalhadores negros no período pós-emancipação. Revista Brasileira de História da Educação, v. 22, n. 1, p. e218, 2022.
SAVIANI, Demerval. Da inspiração à formulação da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Os três momentos da PHC que toda teoria verdadeiramente crítica deve conter. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 21, n. 62, p. 711-724, 2017.
SEVERINO, Antonio. J. A busca do sentido da formação humana: tarefa da Filosofia da Educação. Educação e Pesquisa, v. 32, n. 3, p. 619-634, 2006.
SILVA, Alexandra. L. da. Caminhos da liberdade: os significados da educação dos escravizados. Isso. Bras. Educ, v. 23, 2018.
SILVA, Alexandra. L. da. Flores de ébano: a educação em trajetórias de escravizadas e libertas. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, v. 4, n. 10, p. 299-311, 2019a.
SILVA, Fábio da. Combatendo o racismo religioso: a tradição dos Orixás e o ensino de História. 2021. 138f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
SILVA, Matheus. B. Fundamentos teórico-metodológicos da pedagogia histórico-crítica: uma relação necessária entre história e filosofia. Educar em Revista, v. 35, n. 76, p. 199-218, 2019b.
SILVA, Tarcízio. Colonialidade difusa no aprendizado de máquina: camadas de opacidade algoritmica na Imagenet. In: SILVEIRA, Sérgio. A. DA; SOUZA, Joyce.; CASSINO, João. F. Colonialismo de dados: Como opera a trincheira algorítmica na guerra neoliberal. São Paulo, SP: Autonomia Literaria, 2021.
SILVA, Tarcízio. (Org.). Comunidades, algoritmos e ativismos digitais: olhares afrodiaspóricos. São Paulo: Editora LiteraRUA, 2020b.
SILVA, Tarcízio. Comunidades, algoritmos e ativismos digitais: olhares afrodiaspóricos. São Paulo: LiteraRUA, 2020a.
SILVA, Tomaz. T. Monstros, ciborgues e clones: os fantasmas da Pedagogia Crítica. In: SILVA, T. T. (Ed.). Pedagogia dos monstros: os prazeres e os perigos da confusão de fronteiras. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
SILVA, Wilson. J. B. da. Aprendendo história com os “guardiões da memória”: o uso do podcast no ensino de História da África e da diversidade étnico-racial. Pará: ProfHistória - Universidade Federal do Pará (UFPA), 2021b.
SILVEIRA, Jucimeri. I.; NASCIMENTO, Sergio. L.; ZALEMBESSA, Simões. Colonialidade e decolonialidade na crítica ao racismo e às violações: para refletir sobre os desafios educação em direitos humanos. Educar em Revista, v. 37, 2021.
SILVEIRA, Sérgio. A. DA; SOUZA, Joyce.; CASSINO, João. F. Colonialismo de dados: como opera a trincheira algorítmica na guerra neoliberal. São Paulo: Autonomia Literária, 2021.
SOUZA, Josiane Nazaré Peçanha de. Nossos passos vêm de longe: o ensino de história para a construção de uma Educação Antirracista e Decolonial na Educação Infantil. 2018. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2018.
TAYLOR, Diana. Introdução: poder, liberdade e subjetividade. In: TAYLOR, D. (Ed.). Michel Foucault: conceitos fundamentais. Petrópolis: Vozes, 2018.
THOMPSON, Edward. P. A miséria da teoria e outros ensaios. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 2021.
TORRES, Rayssa. S. Subjetivações das mulheres em mídias sociais: entre sofrimentos psíquicos e redes de apoio. Revista Hum@nae, v. 17, n. 2, 24 jul. 2023.
TORRES, Rayssa. S.; PEREIRA, Ana. C. C. G.; COSTA, Maria. F. B. Mulheres e mídias sociais: uma análise a partir da perspectiva arendtiana. Revista Hum@nae, v. 15, n. 1, 2021.
TOSTE, Verônica.; SORJ, Bila. Clássicas do pensamento social: mulheres e feminismos no século XIX. Rio de Janeiro: Rosa dos Ventos, 2021.
VEIGA, Ana. M.; BIDASECA, Karina. Lugones: um caminho no horizonte decolonial. Revista Estudos Feministas, v. 30, n. 1, p. e85045, 2022.
VEYNE, Paul. Como se escreve a história e Foucault revoluciona a história. 4. ed. Brasília: Editora da UnB, 2014.
WIGGERS, Kyle. Researchers find racial discrimination in ‘dynamic pricing’ algorithms used by Uber, Lyft, and others. Venture Beat, 2020. Disponível em: https://iddp.gwu.edu/researchers-find-racial-discrimination-dynamic-pricing-algorithms-used-uber-lyft-and-others#:~:text=George%20Washington%20University-,Researchers%20find%20racial%20discrimination%20in%20'dynamic%20pricing'%20algorithms%20used,by%20Uber%2C%20Lyft%2C%20and%20others&text=A%20preprint%20study%20published%20by,Via%20use%20to%20price%20fares. Acesso em: 28/03/2024.
WOLF, Maryanne. O Cérebro no mundo digital, os desafios da leitura na nossa era. São Paulo: Contexto, 2019.
ZILIOTTO, Bruno. Provocações crônicas: a construção de um site educativo para repensar a escola, a disciplina de História e as Áfricas. 2016. 126f. Dissertação (ProfHistória )- Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2016.
ZUBOFF, Shoshana. A era da vigilância: a luta por um futuro humano na nova fronteira do poder. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Teoria da História
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista publica única e exclusivamente artigos inéditos. São reservados à Revista todos os direitos de veiculação e publicação dos artigos presentes no periódico.
Licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License