HISTÓRIA E LINGUAGENS

Autores

  • Edson Silva de Lima UNIRIO
  • Evander Ruthieri UFPR
  • Maycon Silva Tannis PUC-RIO
  • Ana Carolina de Azevedo Guedes PUC-RIO
  • Eduardo Ferraz Felippe UERJ

Palavras-chave:

História, Linguagens, Biografia, Teoria da História

Resumo

Desde que Hans Robert Jauss, em sua conferência O que é e com que fim se estuda história da literatura? (1967), lançou o desafio de pensar a contribuição da literatura para a construção das percepções do mundo social, inúmeros esforços têm sido feitos por pesquisadores comprometidos em superar “o abismo entre literatura e história, entre o conhecimento estético e o histórico”. Os debates e reflexões acadêmicas em torno das relações entre História e Linguagens, em especial a partir de um eixo teórico em diálogo incessante com a Teoria da História, tem se expandido de modo significativo nas últimas décadas, reorientando os olhares da produção historiográfica recente às articulações entre expressões estético-culturais e a experiência temporal. Muitas das questões levantadas concernem, de um lado, às marcas da historicidade inerente às linguagens, ao exemplo da ficção, da autoficção ou da (auto)biografia, e, de outro, às contribuições das linguagens literárias para pensar os elementos constitutivos do fazer historiográfico: suas escritas, seus lugares, suas práticas. Estas e outras indagações norteiam as linhas centrais deste dossiê. Nele, reúnem-se pesquisadores e pesquisadoras de diversas áreas das humanidades, em especial da História e da Crítica Literária, interessados em dialogar com o referencial de pensamento proposto abaixo; com o fito de ampliar os domínios teóricos no interior da instabilidade que tem se formado na dimensão interdisciplinar dos estudos.

Biografia do Autor

Edson Silva de Lima, UNIRIO

Atualmente sou doutorando do programa de pós graduação em história - UNIRIO (2018) na linha de pesquisa Cultura, Poder e Representações e mestre pelo mesmo Programa de pós graduação em História (2017) na linha de pesquisa Ensino, Patrimônio e Historiografia. Possuo graduação em história nas habilitações Licenciatura e Bacharelado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Coordenador do Grupo de Trabalho interinstitucional história e linguagens. Tenho experiência na área de História, com ênfase em Teoria e filosofia da História. Atuando em temas relativos a relação história e ficção, linguagem e experiência estética, literatura e sociedade, ensino de história e história intelectual e das ideias. 

Evander Ruthieri, UFPR

Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (2020), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Realizou estágio em pesquisa de doutorado no exterior, na University of Exeter (Reino Unido). Pela UFPR, e com bolsa da CAPES, concluiu o Mestrado em História (2016). Licenciado e bacharel em História pela Universidade Regional de Blumenau (2012). Atualmente, é professor colaborador no departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Integrante (discente) do Núcleo de Artes Visuais (NAVIS), na linha de pesquisa História e Ficção, e pesquisador do Centro de Memória Oral e Pesquisa em História (CEMOPE), na linha de pesquisa Cultura Histórica, Literatura e Memória. Possui experiência com ensino e pesquisa em História. Autor de "Bram Stoker e a questão racial" (Curitiba: Prismas, 2017), entre outros capítulos de livros e artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Áreas de interesse: história e literatura; teoria e metodologia da história; história contemporânea e da África; cultura escrita e imaginários políticos; trajetórias de intelectuais em fins do século XIX.

Maycon Silva Tannis, PUC-RIO

Bacharel pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Membro do Corpo Editorial da Revista Anima (Revista do Corpo Discente da PUC-RIO). Em 2018, aprovado em primeiro lugar no Doutorado do Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Coordenador do Grupo de Trabalho e Pesquisa História & Linguagens.

Ana Carolina de Azevedo Guedes, PUC-RIO

Doutoranda em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), desde 2016. Editora da Revista ANIMA (revista discente do curso de história Social da Cultura), desde 2016. Parecerista da Revista Entrelaces (UFC). Mestre em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2014, bolsista CAPES. Graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ em 2011.

Eduardo Ferraz Felippe, UERJ

Professor do Departamento de História da UERJ. Preocupo-me com Educação, especialmente a relação entre Arte e Educação, e com escrita da história e cultura visual em prosas de fins do século XX e início do século XXI. Fui professor visitante no Departamento de Linguagens e História da Arte da Columbia University com bolsa da Fulbright (2018-2019) e pesquisador visitante no PLAS com bolsa da Princeton University (2019). Professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Parte da chefia do Departamento de História - coordenador de graduação.

Downloads

Publicado

28-12-2018

Como Citar

Lima, E. S. de, Ruthieri, E., Tannis, M. S., Guedes, A. C. de A., & Felippe, E. F. (2018). HISTÓRIA E LINGUAGENS. Rth |, 20(2), 1–28. Recuperado de https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/56523

Edição

Seção

Apresentação e Correspondências Historiográficas