HISTÓRIA, LITERATURA E FILOSOFIA: ENTREVISTA COM LUIZ COSTA LIMA

Autores

  • Ana Carolina de Azevedo Guedes PUC-RIO
  • Edson Silva Lima UNIRIO
  • Maycon Silva Tannis PUC-RIO

Palavras-chave:

Literatura, Filosofia, Teoria da História

Resumo

Quase 60 anos depois do lançamento de seu primeiro livro Por que Literatura? (1969), Luiz Costa Lima ainda se dedica, sem se repetir, ao tema. O peso da idade não trouxe senão material físico para alimentar as grandes chamas críticas que escrutinam, ano após ano, a literatura e os saberes contidos nela. Nesta entrevista confrontamos um Luiz mais maduro e consciente dos arremedos entre história, literatura e filosofia, estes, formadores da grande instância que fora sua preocupação durante todo o tempo que ele passou se formando e formando vários dos muitos professores universitários atuais

Biografia do Autor

Ana Carolina de Azevedo Guedes, PUC-RIO

Doutoranda em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), desde 2016. Editora da Revista ANIMA (revista discente do curso de história Social da Cultura), desde 2016. Parecerista da Revista Entrelaces (UFC). Mestre em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2014, bolsista CAPES. Graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ em 2011.

Edson Silva Lima, UNIRIO

Atualmente sou doutorando do programa de pós graduação em história - UNIRIO (2018) na linha de pesquisa Cultura, Poder e Representações e mestre pelo mesmo Programa de pós graduação em História (2017) na linha de pesquisa Ensino, Patrimônio e Historiografia. Possuo graduação em história nas habilitações Licenciatura e Bacharelado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Coordenador do Grupo de Trabalho interinstitucional história e linguagens. Tenho experiência na área de História, com ênfase em Teoria e filosofia da História. Atuando em temas relativos a relação história e ficção, linguagem e experiência estética, literatura e sociedade, ensino de história e história intelectual e das ideias. 

Maycon Silva Tannis, PUC-RIO

Bacharel pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Membro do Corpo Editorial da Revista Anima (Revista do Corpo Discente da PUC-RIO). Em 2018, aprovado em primeiro lugar no Doutorado do Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Coordenador do Grupo de Trabalho e Pesquisa História & Linguagens.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

GUEDES, A. C. de A.; LIMA, E. S.; TANNIS, M. S. HISTÓRIA, LITERATURA E FILOSOFIA: ENTREVISTA COM LUIZ COSTA LIMA. rth |, Goiânia, v. 20, n. 2, p. 246–252, 2018. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/56517. Acesso em: 28 nov. 2022.