A A CONSTRUÇÃO DO GRAU DE EVIDÊNCIA DA AÇÃO SUBJETIVAMENTE VISADA CONCEBIDA INTELECTUALMENTE POR MEIO DOS PADRÕES TEÓRICOS DE DELIBERAÇÃO NA METODOLOGIA WEBERIANA
Palavras-chave:
Compreensão. Deliberação. Evidência. Interpretação. Tipo IdealResumo
O propósito deste artigo é analisar sobre a maneira pela qual, na metodologia weberiana, o grau de evidência poderá ser construído por meio dos padrões teóricos de deliberação imputados idealmente à ação subjetivamente visada pelo agente. Para Max Weber, a evidência da interpretação é baseada em procedimentos lógico-metodológicos que permitem ao cientista conceber conexões de sentido na ação empírica do agente. Portanto, será mediante certa caracterização promovida pelo pesquisador, a partir dos dados da pesquisa, que se produzirá em pensamento a evidência da interpretação. Assim, o grau de evidência, metodologicamente, é construído a partir de padrões teóricos de deliberação concebidos idealmente como meios auxiliares puramente lógicos, utilizados para o isolamento e ordenamento conceitual de um fragmento da complexidade do empírico. Em vista disso, examinaremos como, na metodologia weberiana, a interpretação da ação do agente torna-se possível, se for feita uma referência explícita ao sentido visado da ação.
Referências
COHN, Gabriel. Alguns problemas conceituais e de tradução em Economia e sociedade. In: WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da Sociologia compreensiva. Tradução de Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa; revisão técnica de Gabriel Cohn. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília, 1991. v. 1. p. xiii -xv.
____________. Crítica e resignação: Max Weber e a teoria social. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
HOUAISS, Antônio e VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa.Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
NOBRE, Renarde Freire. Perspectivas da razão: Nietzsche, Weber e o conhecimento. Belo Horizonte: Argvmentvm Editora, 2004.
SENEDA, Marcos César. Max Weber e o problema da evidência e da validade nas ciências empíricas da ação. Campinas: Ed. da Unicamp, 2008.
SWEDBERG, Richard. The Max Weber Dictionary: key words and central concepts. Stanford: Stanford University Press, 2005.
WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Tradução de Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa; revisão técnica de Gabriel Cohn. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília, 1991. v. 1.
____________. Ensayos sobre metodología sociológica.Tradução de José Luis Etcheverry. Buenos Aires: Amorrortu editores, 1973.
____________. Gesammelte Aufsätze zur Wissenschaftslehre. 6., erneut durchgesehene Aufl., hrsg. von Johannes Winckelmann. Tübingen: Mohr, 1985.
____________. Wirtschaft und Gesellschaft: Grundriss der verstehenden Soziologie. Besorgt von Johannes Winckelmann. 5., rev. Aufl., Studienausg. Tübingen: Mohr, 1980.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista publica única e exclusivamente artigos inéditos. São reservados à Revista todos os direitos de veiculação e publicação dos artigos presentes no periódico.
Licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License