MODERNIDADE E TRADIÇÃO: O SOBREVOO DO ANJO

Autores

  • Maria João Cantinho IADE (Creative University, Lisboa)

Palavras-chave:

Modernidade, tradição, literatura.

Resumo

A obra de Franz kafka suscitou em Walter Benjamin um fascínio que se estendeu a vários aspectos da sua obra e que contribuíram para que, para alguns autores, Kafka seja considerado um autor da mesma constelação literária/filosófica de Benjamin e Gershom Scholem. Assim, partindo de um excerto de Kafka, Diários, em que Kafka refere a imagem/aparição de um anjo, procurei analisar as correspondências entre ambos (Kafka e Benjamin), bem como compreender as razões (bem explicitadas pelo último) que levaram Benjamin a reflectir sobre a obra de kafka. Se o ponto de partida foram os “anjos”, porém,  as temáticas abordadas em correlação com a análise são bem mais prolíficas, relacionando-se sobretudo com o modo desencantado como ambos se situam no cruzamento entre a tradição (judaica) e a condição do homem moderno e da sua experiência desencantada.

Biografia do Autor

Maria João Cantinho, IADE (Creative University, Lisboa)

Maria João de Oliveira Sequeira Cantinho concluiu seu doutorado em Filosofia Contemporânea na Universidade Nova de Lisboa em 2011. É uma acadêmica geralmente versada na área de humanidades, com maior ênfase em filosofia, ética, religião e outros aspectos da humanidades.

Referências

ALTER, ROBERT. Les Anges Nécessaires, Kafka, Benjamin et Scholem, entre tradition et modernité. Paris: Les Belles Lettres, 2001. BENJAMIN, WALTER. Briefe. Vols.I (1 e 2), VI (1). Frankfurt: Suhrkamp Verlag, 1966.

______. Écrits Français. Présentés par J. M. Monnoyer, Paris: Gallimard, 1991.

______. Gesammelte Schriften. Vols. I, 2. Frankfurt: Suhrkamp Verlag, 1972.

______. O Anjo da História. Tradução de textos de Walter Benjamin, por João Barrento. Vol.4. Lisboa: Assírio & Alvim, 2008.

Downloads

Publicado

2016-07-31

Como Citar

CANTINHO, M. J. MODERNIDADE E TRADIÇÃO: O SOBREVOO DO ANJO. rth |, Goiânia, v. 15, n. 1, p. 9–32, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/41044. Acesso em: 11 ago. 2022.

Edição

Seção

Walter Benjamin e a teoria da história