Fronteiras em Dialogo: Edward Thompson e Charles Tilly

Autores

  • João Alfredo da Costa de Campos Melo Júnior Professor Adjunto da Universidade Federal de Viçosa (UFV) Campus de Rio Paranaíba.

Palavras-chave:

Edward Thompson, Charles Tilly, Pensamento Social, Ações Coletivas.

Resumo

Intencionando promover o diálogo entre as ciências históricas e as ciências sociais, este texto se apoiará nos debates sobre as ações coletivas promovidos por um historiador epor um sociólogo: Edward Thompson e Charles Tilly, respectivamente. Tanto Thompson quanto Tilly conseguiram promover, e com sucesso, a comunicação entre as ciências históricas e as ciências sociais. O primeiro autor buscou, em seus estudos sobre ações coletivas e culturas populares, uma aproximação fecunda entre a história e a antropologia social, enquanto o segundo pensador promoveu a aproximação da sociologia com a história ao analisar as ações coletivas e mobilizações sociais contemporâneas.

Downloads

Como Citar

MELO JÚNIOR, J. A. da C. de C. Fronteiras em Dialogo: Edward Thompson e Charles Tilly. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 4, n. 2, p. 117–133, 2014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/28943. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos livres