Proposta de sequência didática com o gênero tirinha no Ensino Fundamental II

Autores

  • Frederico Lopes Soares Diniz Mestrando em Linguística pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Piauí, Brasil, fredericodiniz@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v34i1.77924

Resumo

Durante muito tempo, o ensino brasileiro prescindiu de metodologias e práticas efetivas para o alcance de
habilidades e competências de leitura e escrita, fato que se comprova pelo mau posicionamento em rankings de
avaliação de desempenho de alunos do mundo inteiro. A inclusão de gêneros no ensino após a implementação dos
PCNs e da BNCC representa um avanço nas diretrizes curriculares e nas práticas de ensino que, ainda que de
forma tímida, vêm melhorando os índices de leitura e interpretação dos nossos alunos. A enorme variedade de
gêneros existentes constitui fonte inesgotável de possibilidades de práticas pedagógicas. Pretende-se, com este
trabalho, propor uma sequência didática utilizando o gênero textual tirinhas em quadrinhos, contemplando a
multimodalidade, a transversalidade temática e a interdisciplinaridade, objetivando o alcance de melhores
habilidades de leitura, interpretação e argumentação crítica dos alunos. A pesquisa de gêneros fundamenta-se em
Bakhtin (2016) e Maingueneau (2004), e as bases teóricas para a construção da proposta constam dos trabalhos de
Schneuwly e Dolz (2011).

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Publicado

2023-12-05

Como Citar

DINIZ, F. L. S. Proposta de sequência didática com o gênero tirinha no Ensino Fundamental II. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 34, n. 1, p. 387–405, 2023. DOI: 10.5216/rp.v34i1.77924. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/77924. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação e Diversidades: Interfaces com a Inclusão Escolar