Desafios e Estratégias para a Acessibilidade e Inclusão no CAp-UFRJ durante a Pandemia COVID-19

Autores

  • Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil, razuckrenata@gmail.com
  • Sheila da Cruz Ribeiro Cavalcante Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rio de Janeiro, Brasil, sheila.cruz02@yahoo.com.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v34i1.77902

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo investigar como a acessibilidade e a inclusão foram trabalhadas no Colégio Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp-UFRJ) durante o período de ensino remoto e híbrido em virtude da pandemia de COVID-19 (2020 e 2021). O referencial teórico se escorou em autores que estudam a educação especial, bem como a inclusão escolar. A investigação teve caráter qualitativo. Os dados foram obtidos a partir de entrevista remota junto à equipe do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva (NEEI) do CAp-UFRJ. As entrevistas focaram nas vivências e experiências no período pandêmico. Os estudos apontam que alunos que apresentam alguma deficiência ficaram ainda mais à margem do ensino em determinadas situações, indicando à necessidade de se repensar as práticas pedagógicas existentes. É necessário pensar uma escola inclusiva com práticas educacionais humanizadoras, que contribuam efetivamente para a formação de um sujeito autônomo, independente de suas limitações e condições. A título de considerações finais, observou-se que o CAp-UFRJ tem oportunizado a experimentação de práticas pedagógicas por meio do Ensino Colaborativo, PEI e o DUA, de forma bastante satisfatória. Considera-se que o conjunto de ações adotadas pelo colégio tem muito potencial.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-05

Como Citar

RAZUCK, R. C. de S. R.; CAVALCANTE, S. da C. R. Desafios e Estratégias para a Acessibilidade e Inclusão no CAp-UFRJ durante a Pandemia COVID-19. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 34, n. 1, p. 87–106, 2023. DOI: 10.5216/rp.v34i1.77902. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/77902. Acesso em: 14 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação e Diversidades: Interfaces com a Inclusão Escolar