Formação continuada em serviço para educação inclusiva com professores de salas multisseriadas
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v34i1.77899Resumo
Este artigo aborda o tema da formação continuada em serviço direcionada à educação especial na perspectiva educação inclusiva. Apresenta como objetivo analisar os efeitos formativos de um projeto de extensão sobre inclusão de alunos com deficiência desenvolvido com professores de um município de Rondônia, atuantes em salas multisseriadas. Adota os procedimentos da pesquisa participantes envolvendo 31 professores. Para coleta de dados, foram utilizadas notas de campo e entrevistas compostas pelo registro de falas dos participantes, bem como, atividades desenvolvidas no Projeto de Extensão. Na interpretação dos dados é empregada a análise de conteúdo sistematizados em três categorias: a) Perfil dos participantes; b) O contexto real e o necessário para a inclusão nas salas multisseriadas; c) Avaliação do processo formativo como estratégia de implementação da inclusão. Os docentes destacam a carência formativa na área da educação especial, falta de oferta de atendimento educacional especializado e de apoio pedagógico e necessidade de ter um profissional especialista para desenvolver o trabalho colaborativo como principais aspectos dificultadores para implementação da educação inclusiva. Conclui que a proposta formativa foi avaliada de forma positiva, visto que ofereceu conhecimentos para compreensão das necessidades do contexto real vivenciado pelos participantes e estabeleceu uma parceria colaborativa para a formação docente.