Uma aplicação da abordagem pedagógica ‘Movimento do Abstrato para o Concreto’ para o ensino de gênero textual
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v20i1.6828Resumo
Este artigo objetiva apresentar um curso para o ensino de redação fundamentado na escola australiana de gêneros textuais e na abordagem pedagógica baseada na teoria da atividade intitulada Movimento do abstrato para o concreto (MAC). O artigo descreve como os alunos movimentaram-se do elemento abstrato (relação língua?contexto) para a sua concreta manifestação em três tipos de gênero textual (anúncios, cartas de apresentação e textos argumentativos) por meio de diferentes exercícios. Apesar de esse curso ter sido implementado nos Estados Unidos, sua aplicabilidade para o contexto brasileiro será também abordada.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-08-05
Como Citar
FERREIRA, M. M. Uma aplicação da abordagem pedagógica ‘Movimento do Abstrato para o Concreto’ para o ensino de gênero textual. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 20, n. 1, p. 115–130, 2009. DOI: 10.5216/rp.v20i1.6828. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/6828. Acesso em: 15 set. 2024.
Edição
Seção
Outros Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).