Uma aplicação da abordagem pedagógica ‘Movimento do Abstrato para o Concreto’ para o ensino de gênero textual

Autores

  • Marília Mendes Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v20i1.6828

Resumo

Este artigo objetiva apresentar um curso para o ensino de redação fundamentado na escola australiana de gêneros textuais e na abordagem pedagógica baseada na teoria da atividade intitulada Movimento do abstrato para o concreto (MAC). O artigo descreve como os alunos movimentaram-se do elemento abstrato (relação língua?contexto) para a sua concreta manifestação em três tipos de gênero textual (anúncios, cartas de apresentação e textos argumentativos) por meio de diferentes exercícios. Apesar de esse curso ter sido implementado nos Estados Unidos, sua aplicabilidade para o contexto brasileiro será também abordada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Mendes Ferreira

Técnica em Assuntos Educacionais do Setor de Apoio à Ação Pedagógica do Cepae/UFG

Downloads

Publicado

2009-08-05

Como Citar

FERREIRA, M. M. Uma aplicação da abordagem pedagógica ‘Movimento do Abstrato para o Concreto’ para o ensino de gênero textual. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 20, n. 1, p. 115–130, 2009. DOI: 10.5216/rp.v20i1.6828. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/6828. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Outros Artigos