CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS

2023-08-01

Convidamos estudiosos(as) e pesquisadores(as) a contribuírem com o Dossiê Travessias das Filosofias Africanas: entre modelos de ensino e aprendizagem, da Revista Polyphonía.

Pesquisas sobre Filosofias Africanas ultrapassam o caráter disciplinar por demandar um posicionamento das/os filósofas/os diante dos processos de desumanização moderna endereçada à população negra. Isso promove um cenário em que fazer filosofia constitui-se em um diálogo entre conhecimentos filosóficos, educacionais, sociológicos, antropológicos, entre outros. Por efeito, a problematização é orientada para o campo de produção de filosofias em relação às africanidades com suas temáticas: da construção da noção de pessoa, enfrentamentos aos racismos, condições de existências nas diásporas, as ressonâncias da escravização na contemporaneidade. Mas, há uma pela qual neste dossiê convidamos para aprofundar: há um lugar específico para ensinar e aprender Filosofias Africanas? Ou, do momento em que pensamos desde/com as Filosofias Africanas já nos impele a perceber outros meios de conhecer, existir e organizar-se coletivamente?

Com isso, recorremos ao termo travessia para estimular escritas que perpassam modelos de ensino e aprendizagem para expressar Filosofias Africanas em um manancial de horizontes múltiplos seja pelo modelo de escola, seja da formação docente e seus encontros com discentes. Enfim, convidamos para submeterem textos que partem das Filosofias Africanas para repensarmos nossas expectativas de práticas docentes.


Período de submissão:  04/11/2024 a 31/01/2025