CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS

2023-08-01

Convidamos todos e todas a participar do Dossiê Formação de profissionais do Magistério da Educação Básica, enviando o resultado de suas pesquisas em formato de artigos. Esta edição, além de apresentar ao público a  perspectiva de leituras variadas sobre as licenciaturas e a formação de professores, é comemorativa em razão da publicação, em outubro de 2023, do documento Diretrizes para a formação de profissionais do Magistério da Educação Básica.

A Universidade Federal de Goiás construiu o referido documento a partir de várias mãos e momentos. Foi nomeada uma comissão encarregada desse pleito, apresentando versões e debatendo temas sensíveis sobre o assunto com a comunidade universitária. O resultado desse processo foi a construção de um documento com referência teórica de qualidade para tomadas de decisões e engajamento em prol de uma formação robusta, comprometida e qualificada socialmente.

Quanto ao dossiê, pensar na temática, é remeter às questões que envolvem o ensino, as metodologias, a organização didático-pedagógica, a inclusão e demais assuntos que permeiam a docência. Em um momento como este, de reconstrução das políticas públicas, em meio ao cenário desolador de desmonte da educação vivenciado nos últimos quatro anos, é necessário redefinir escolhas, projetando novos rumos sobre ser professor e professora em Goiás e no Brasil.

É importante destacar que este dossiê também evoca os direitos e a valorização docente, o estímulo à licenciatura e à atuação docente. Que tenhamos muitas produções que reflitam e ensejam esse caminho!

 

Período de submissão:  20/02/2024 a 30/04/2024