Didática da Geografia: elementos teórico-metodológicos para a educação básica
DOI:
https://doi.org/10.5216/signos.v7.81305Parole chiave:
didática geral, didática da Geografia, pensamento geográfico, educação básicaAbstract
Este trabalho tem como objetivo suscitar discussões sobre elementos teórico-metodológicos para uma Didática da Geografia que promovam o desenvolvimento do pensamento geográfico dos estudantes. Para cumprir tal intencionalidade, foram feitas pesquisas bibliográficas focadas nas categorias teóricas Didática Geral e Didática da Geografia. Os resultados teóricos indicam que a Didática Geral é um ramo da pedagogia que tem como objeto de estudo o processo de ensino e aprendizagem. Já a Didática da Geografia envolve a mobilização de um amálgama de conhecimentos tanto didático-pedagógicos quanto da epistemologia da Geografia que dá forma-conteúdo ao seu ensino na escola básica. Portanto, as discussões deste trabalho sobre elementos teórico-metodológicos da Didática Geral e da Didática da Geografia contribuem para potencializar o desenvolvimento do pensamento teórico-conceitual (pensamento geográfico) no ensino de Geografia.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Revista Signos Geográficos

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.





