JUVENTUDES E ENSINO DE GEOGRAFIA: SUJEITOS, ESPAÇOS E SENTIDOS
Parole chiave:
jovens, práticas docentes, ensino, GeografiaAbstract
O artigo apresenta parte de uma pesquisa que se dedicou a refletir sobre a categoria juventude e suas relações com o ensino de Geografia. A pesquisa foi orientada pelo objetivo de analisar os sentidos que os jovens alunos da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) atribuem ao ensino de Geografia. Os resultados revelam que os jovens apresentam múltiplas identidades e concebem a escola, a educação e o ensino de Geografia sob distintos aspectos. Quanto ao ensino de Geografia, ficou evidente que os jovens gostam da disciplina e a reconhecem como importante para a compreensão dos problemas cotidianos. Percebe-se que a vivência cotidiana dos jovens oferece uma variedade de temas que podem ser trabalhados nas aulas de Geografia e que é necessário avançar neste tipo de pesquisa, pois as mudanças ocorridas, a partir da reforma do ensino médio, impõem novos caminhos tanto para os professores como para os alunos e compreendê-los é fundamental para desvendá-los.