FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: SALA DE AULA E EXPERIÊNCIA
Mots-clés :
prática de ensino, formação inicial de professor, ensino e aprendizagemRésumé
Discutem-se, neste texto, práticas, movimentos e experiências acadêmicas com o objetivo de construir o significado do ensino e da aprendizagem da Geografia, na formação inicial. A discussão se fundamenta na ideia de currículo em sala, na experiência/sentido e nos resultados alcançados com projetos desenvolvidos por graduandos da universidade Federal de São João del-Rei, em 2017 e 2018. Os projetos foram acompanhados por leituras, seminários, pesquisas, produção de maquetes e sequências didáticas. Essas produções abordaram conteúdos referentes ao tema "Cidade e áreas de riscos ambientais". Para o professor orientador, o desenvolvimento dos projetos e os resultados alcançados constituíram práticas de ensino e de aprendizagem analisadas em contexto de pesquisa-ação. A pesquisa teve como objetivo verificar a transformação, nos graduandos, do sentido de aprender e de ensinar Geografia, por meio da experiência. A pesquisa foi conduzida pelas questões: Como reduzir o distanciamento entre os conteúdos específicos e os pedagógicos? Como efetivar a relação teoria-prática num exercício de pensar e de realizar a construção do conhecimento geográfico? Os resultados revelam que o método e os procedimentos adotados possibilitam a experiência discutida por Larossa Bondia. Mostram também, entre a maioria dos graduandos participantes do projeto/pesquisa, a construção do significado do ensino de Geografia e o reconhecimento do valor da dimensão didático-pedagógica e geográfica no processo da aprendizagem.