A cartografia escolar nos cursos de licenciatura presencial em Geografia no Brasil: análise a partir dos projetos pedagógicos de curso
DOI:
https://doi.org/10.5216/signos.v7.84421Palavras-chave:
ensino de Geografia, cartografia escolar, formação de professoresResumo
Este artigo apresenta parte dos resultados obtidos no desenvolvimento da pesquisa coletiva da Rede de Pesquisa em Cartografia Escolar que investiga a oferta desta disciplina nos cursos de Licenciatura no Brasil e no Chile. Destarte, tem-se como objetivo aferir as características da Cartografia Escolar nos cursos presenciais de Licenciatura em Geografia no Brasil, considerando a distribuição espacial das universidades que possuem esta unidade curricular, a nomenclatura das disciplinas e a formação dos professores que as ofertam. A pesquisa documental foi realizada com a análise do Projeto Pedagógico Curricular (PPC) dos cursos de Licenciatura em Geografia no Brasil, dos Planos de Ensino e dos Currículos Lattes dos professores responsáveis pelas disciplinas. Como resultado, observamos um número significativo de cursos de licenciatura presencial em Geografia que ofertam a disciplina de Cartografia Escolar e/ou equivalente em diferentes regiões do Brasil. Um achado notável é que uma pequena minoria dos educadores que ensinam Cartografia Escolar também estão ativamente envolvidos em pesquisa dentro desta disciplina ou no campo mais amplo da Educação Geográfica. Encontramos também uma heterogeneidade de nomes das disciplinas que trabalham com a CE, o que sugere uma oferta adaptada às demandas dos alunos do curso e/ou disponibilidade dos professores disponíveis para ministrar esta disciplina. Estas informações sobre a disciplina de Cartografia Escolar e/ou correlata nos cursos de formação inicial de professores de Geografia no Brasil serão importantes para a discussão deste campo de pesquisa e sua valorização nos cursos de Licenciatura em Geografia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Signos Geográficos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.





