A cartografia escolar nos cursos de licenciatura presencial em Geografia no Brasil: análise a partir dos projetos pedagógicos de curso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v7.84421

Palavras-chave:

ensino de Geografia, cartografia escolar, formação de professores

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados obtidos no desenvolvimento da pesquisa coletiva da Rede de Pesquisa em Cartografia Escolar que investiga a oferta desta disciplina nos cursos de Licenciatura no Brasil e no Chile. Destarte, tem-se como objetivo aferir as características da Cartografia Escolar nos cursos presenciais de Licenciatura em Geografia no Brasil, considerando a distribuição espacial das universidades que possuem esta unidade curricular, a nomenclatura das disciplinas e a formação dos professores que as ofertam. A pesquisa documental foi realizada com a análise do Projeto Pedagógico Curricular (PPC) dos cursos de Licenciatura em Geografia no Brasil, dos Planos de Ensino e dos Currículos Lattes dos professores responsáveis pelas disciplinas. Como resultado, observamos um número significativo de cursos de licenciatura presencial em Geografia que ofertam a disciplina de Cartografia Escolar e/ou equivalente em diferentes regiões do Brasil. Um achado notável é que uma pequena minoria dos educadores que ensinam Cartografia Escolar também estão ativamente envolvidos em pesquisa dentro desta disciplina ou no campo mais amplo da Educação Geográfica. Encontramos também uma heterogeneidade de nomes das disciplinas que trabalham com a CE, o que sugere uma oferta adaptada às demandas dos alunos do curso e/ou disponibilidade dos professores disponíveis para ministrar esta disciplina. Estas informações  sobre a  disciplina de Cartografia Escolar e/ou correlata nos cursos de formação inicial de professores de Geografia no Brasil serão importantes para a discussão deste campo de pesquisa e sua valorização nos cursos de Licenciatura em Geografia.

Biografia do Autor

Marilia Alves Ferreira, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, mariliaferreira@discente.ufg.br

Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e mestranda pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Endereço Profissional: Rua Jacarandá, s/n, Samambaia, Goiânia, Goiás.

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E-mail: mariliaferreira@discente.ufg.br

Vânia Lúcia Costa Alves Souza, Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF), Brasília, Distrito Federal, Brasil, costa.vania0@gmail.com

Licenciada em Geografia pela Universidade de Brasília. Mestre em Geoprocessamento pela Universidade de Wageningen, Países Baixos. Doutora em Geografia pela Universidade de Brasília. Professora de Geografia do Ensino Médio na Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF).

Endereço Profissional: AE 310 Santa Maria, Distrito Federal.

CEP: 72510-500

E-mail: costa.vania0@gmail.com

Gabriel Martins Cavallini, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, cavallinigeografia@gmail.com

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, mestre e graduado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás.

Endereço Profissional: Rua Jacarandá, s/n, Samambaia, Goiânia, Goiás.

CEP: 74.001-970

E-mail: cavallinigeografia@gmail.com

Carla Juscélia de Oliveira Souza, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil, carlaju@ufsj.edu.br

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre e graduada (Licenciatura e Bacharelado) em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Docente da Universidade Federal de São João del-Rei, Minas Gerais, onde também atua no Programa de Pós-Graduação em Geografia.

Endereço Profissional: Avenida Visconde do Rio Preto, s/n, São João del-Rei, Minas Gerais.

CEP: 36301-360

E-mail: carlaju@ufsj.edu.br

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Publicado

08-12-2025

Como Citar

Ferreira, M. A., Souza, V. L. C. A., Cavallini, G. M., & Souza, C. J. de O. (2025). A cartografia escolar nos cursos de licenciatura presencial em Geografia no Brasil: análise a partir dos projetos pedagógicos de curso. Revista Signos Geográficos, 7, 1–19. https://doi.org/10.5216/signos.v7.84421

Edição

Seção

Dossiê