Mapeamento dos temários da cartografia escolar nos planos de ensino das licenciaturas em Geografia no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v7.84410

Palavras-chave:

ensino de Geografia, cartografia escolar, plano de ensino, currículo

Resumo

Este artigo trata da presença da Cartografia Escolar nos currículos de licenciatura em Geografia no Brasil, buscando analisar a sua relevância e abrangência. O tema principal abordado é a inserção e o papel da Cartografia Escolar no ensino-aprendizagem da Geografia e na formação de futuros professores. O objetivo do estudo foi identificar a presença, a distribuição espacial e o temário da Cartografia Escolar nos planos de ensino de cursos de licenciatura em Geografia presenciais no Brasil, além de analisar a sua relevância e abrangência. A abordagem do estudo é de natureza descritiva, concentrando-se em analisar como a Cartografia Escolar se insere nos currículos e quais foram os principais avanços e desafios. A metodologia utilizada envolveu a análise de dados levantados pelo Grupo de Pesquisa de Cartografia Escolar (Gece), que organizou e examinou planos de ensino, descritores de conteúdo e referências bibliográficas, com a organização dos dados por regiões brasileiras e Unidades da Federação. Os resultados indicam que a Cartografia Escolar está mais presente nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, enquanto as regiões Norte e Nordeste apresentam um número menor de iniciativas e requerem mais ações. A conclusão é que, embora haja avanços, ainda é necessário equalizar as pesquisas e o estudo de conteúdos cartográficos em todo o território nacional, alinhando-os às necessidades regionais, de forma a garantir a formação crítica e reflexiva de futuros professores em todas as partes do Brasil.

Biografia do Autor

Joseane Gomes de Araújo, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia, Brasil, jgaraujo@uesc.br

Graduada em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia, mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Professora Adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC.

Endereço Profissional: Rodovia Jorge Amado, Km 16, Bairro Salobrinho, Ilheús, Bahia.

CEP: 45662-900

E-mail: jgaraujo@uesc.br

Almerinda Auxiliadora de Souza Silva, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT), Cáceres, Mato Grosso, Brasil, souzaalmerinda@egresso.ufg.br

Graduada em Geografia (Licenciatura) pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), mestrado em Ciências Ambientais (UNEMAT) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Professora na Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT).

Endereço Profissional: Rua Dr. Leopoldo Ambrósio Filho, s/n, Bairro São Luiz, Cáceres, Mato Grosso.

CEP: 78205-445

E-mail: souzaalmerinda@egresso.ufg.br

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Publicado

08-12-2025

Como Citar

Araújo, J. G. de, & Silva, A. A. de S. (2025). Mapeamento dos temários da cartografia escolar nos planos de ensino das licenciaturas em Geografia no Brasil. Revista Signos Geográficos, 7, 1–20. https://doi.org/10.5216/signos.v7.84410

Edição

Seção

Dossiê