Mapeamento dos temários da cartografia escolar nos planos de ensino das licenciaturas em Geografia no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5216/signos.v7.84410Palavras-chave:
ensino de Geografia, cartografia escolar, plano de ensino, currículoResumo
Este artigo trata da presença da Cartografia Escolar nos currículos de licenciatura em Geografia no Brasil, buscando analisar a sua relevância e abrangência. O tema principal abordado é a inserção e o papel da Cartografia Escolar no ensino-aprendizagem da Geografia e na formação de futuros professores. O objetivo do estudo foi identificar a presença, a distribuição espacial e o temário da Cartografia Escolar nos planos de ensino de cursos de licenciatura em Geografia presenciais no Brasil, além de analisar a sua relevância e abrangência. A abordagem do estudo é de natureza descritiva, concentrando-se em analisar como a Cartografia Escolar se insere nos currículos e quais foram os principais avanços e desafios. A metodologia utilizada envolveu a análise de dados levantados pelo Grupo de Pesquisa de Cartografia Escolar (Gece), que organizou e examinou planos de ensino, descritores de conteúdo e referências bibliográficas, com a organização dos dados por regiões brasileiras e Unidades da Federação. Os resultados indicam que a Cartografia Escolar está mais presente nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, enquanto as regiões Norte e Nordeste apresentam um número menor de iniciativas e requerem mais ações. A conclusão é que, embora haja avanços, ainda é necessário equalizar as pesquisas e o estudo de conteúdos cartográficos em todo o território nacional, alinhando-os às necessidades regionais, de forma a garantir a formação crítica e reflexiva de futuros professores em todas as partes do Brasil.
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