Cartografia participativa e geotecnologias na formação docente: experiências de um curso de extensão
DOI:
https://doi.org/10.5216/signos.v7.84384Palavras-chave:
cartografia participativa, geotecnologias, formação de professoresResumo
Neste artigo, buscamos evidenciar possíveis articulações entre cartografia participativa e geotecnologias na formação de professores de Geografia, a partir da experiência de um curso de extensão realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Cartografia para Escolares (GECE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). A cartografia participativa é apresentada como abordagem que envolve os sujeitos na produção e interpretação de mapas, promovendo significados coletivos e críticos, enquanto as geotecnologias ampliam as possibilidades de produção, análise e visualização de informações espaciais em diferentes escalas e linguagens. Diante desse cenário, este artigo investiga: de que maneira um curso de extensão, fundamentado na cartografia participativa e mediado por geotecnologias, pode contribuir para a formação docente em Geografia? O curso estruturou-se em três módulos: Cartografia Social e Participativa, Cartografia Escolar e Inclusiva, e Geotecnologias no Ensino de Geografia. O estudo baseia-se em uma abordagem qualitativa, as atividades demonstraram que a integração entre cartografia participativa e geotecnologias favorece a alfabetização cartográfica, o pensamento espacial e a leitura crítica do espaço vivido. Os dados foram analisados com foco nas produções cartográficas e reflexões dos participantes. Conclui-se que a articulação dessas abordagens constitui estratégia eficaz para a formação docente, ao ampliar repertório didático, estimular a autoria e participação dos estudantes e fomentar práticas inclusivas no ensino de Geografia.
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