Cartografia participativa e geotecnologias na formação docente: experiências de um curso de extensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v7.84384

Palavras-chave:

cartografia participativa, geotecnologias, formação de professores

Resumo

Neste artigo, buscamos evidenciar possíveis articulações entre cartografia participativa e geotecnologias na formação de professores de Geografia, a partir da experiência de um curso de extensão realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Cartografia para Escolares (GECE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). A cartografia participativa é apresentada como abordagem que envolve os sujeitos na produção e interpretação de mapas, promovendo significados coletivos e críticos, enquanto as geotecnologias ampliam as possibilidades de produção, análise e visualização de informações espaciais em diferentes escalas e linguagens. Diante desse cenário, este artigo investiga: de que maneira um curso de extensão, fundamentado na cartografia participativa e mediado por geotecnologias, pode contribuir para a formação docente em Geografia? O curso estruturou-se em três módulos: Cartografia Social e Participativa, Cartografia Escolar e Inclusiva, e Geotecnologias no Ensino de Geografia. O estudo baseia-se em uma abordagem qualitativa, as atividades demonstraram que a integração entre cartografia participativa e geotecnologias favorece a alfabetização cartográfica, o pensamento espacial e a leitura crítica do espaço vivido. Os dados foram analisados com foco nas produções cartográficas e reflexões dos participantes. Conclui-se que a articulação dessas abordagens constitui estratégia eficaz para a formação docente, ao ampliar repertório didático, estimular a autoria e participação dos estudantes e fomentar práticas inclusivas no ensino de Geografia.

Biografia do Autor

Pedro Alcantara Cavalcante Neto, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, pedro.alcantara@discente.ufg.br

Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás, na linha de Ensino-Aprendizagem em Geografia. Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Anápolis - Ciências Socioeconômicas e Humanas - Nelson de Abreu Júnior.

Endereço Profissional: Av. Esperança, s/n, Samambaia, Goiânia, Goiás.

CEP: 74001-970

E-mail: pedro.alcantara@discente.ufg.br

Júlia Victória dos Santos Soares, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, victoriajulia@discente.ufg.br

Mestranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás, na linha de Ensino-Aprendizagem em Geografia. Licenciada em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados.

Endereço Profissional: Av. Esperança, s/n, Samambaia, Goiânia, Goiás.

CEP: 74001-970

E-mail: victoriajulia@discente.ufg.br

Jaqueline Moritz, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Umuarama, Paraná, Brasil, jaqueline.moritz@ifpr.edu.br

Docente de Geografia do Instituto Federal do Paraná, Campus Umuarama. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro).

Endereço Profissional: PR-323, KM 310, Parque Industrial, Umuarama, Paraná.

CEP: 87507-014

E-mail: jaqueline.moritz@ifpr.edu.br

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Publicado

08-12-2025

Como Citar

Cavalcante Neto, P. A., Soares, J. V. dos S., & Moritz, J. (2025). Cartografia participativa e geotecnologias na formação docente: experiências de um curso de extensão. Revista Signos Geográficos, 7, 1–25. https://doi.org/10.5216/signos.v7.84384

Edição

Seção

Dossiê