Cartografia escolar, ensino de Geografia e formação de professores no Brasil: estado do conhecimento das teses defendidas entre 2000 e 2024

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v7.84010

Palavras-chave:

atlas escolares, linguagem cartográfica, geotecnologias, contribuições teórico-metodológicas, inclusão e cartografia social

Resumo

Este artigo apresenta um estudo do estado do conhecimento sobre teses brasileiras em Cartografia Escolar defendidas entre 2000 e 2024. A partir de pesquisa documental e qualitativa, foram analisadas 30 teses localizadas no Catálogo da CAPES e em bibliotecas depositárias. As investigações foram organizadas em seis categorias: atlas geográficos; geotecnologias; mapas mentais, linguagem e representação; formação docente e trajetória profissional; contribuições teórico-metodológicas e epistemológicas; e inclusão e Cartografia Social. Os resultados indicam diversidade temática e predominância da UNESP de Rio Claro (11 teses), evidenciando influência institucional no desenvolvimento da área. Destacam-se a valorização de atlas escolares locais e digitais, o uso de geotecnologias e geovisualização, a relevância da formação inicial e continuada para a apropriação da linguagem cartográfica, e, principalmente, as contribuições teórico-metodológicas e epistemológicas. Conclui-se que a Cartografia Escolar no Brasil apresenta diversidade temática e relevância pedagógica, integrando recursos digitais e analógicos, formação docente e práticas inclusivas. A produção concentra-se em algumas instituições, evidenciando influências institucionais. Os achados reforçam a importância de consolidar a área como campo teórico e aplicado.

Biografia do Autor

Maurício Rizzatti, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, geo.mauricio.rizzatti@gmail.com

Docente do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia na Universidade Federal de Pelotas.

Endereço Profissional: Rua Coronel Alberto Rosa, 154, Sala 116 - Laboratório de Cartografia e Educação Geográfica (LACEG), Centro, Pelotas, RS.

CEP: 96010-770

E-mail: geo.mauricio.rizzatti@gmail.com

Rosangela Lurdes Spironello, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, spironello@gmail.com

Docente do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia na Universidade Federal de Pelotas.

Endereço Profissional: Rua Coronel Alberto Rosa, 154, Sala 116 - Laboratório de Cartografia e Educação Geográfica (LACEG), Centro, Pelotas, RS.

CEP: 96010-770

E-mail: spironello@gmail.com

Ana Claudia Biz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Francisco Beltrão, Paraná, Brasil, anacbiz@gmail.com

Professora Colaboradora nos cursos de Geografia Licenciatura e Bacharelado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Endereço Profissional: Rua Maringá, 1200. Bloco E, Sala 305, Bairro Vila Nova, Francisco Beltrão, PR. 

CEP: 85605-010

E-mail: anacbiz@gmail.com

Vinicius Albuquerque de Lima, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, viniciusalbuquerquedalima@gmail.com

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia na Universidade Federal de Pelotas.

Endereço Profissional: Rua Coronel Alberto Rosa, 154, Sala 116 - Laboratório de Cartografia e Educação Geográfica (LACEG), Centro, Pelotas, RS.

CEP: 96010-770

E-mail: viniciusalbuquerquedalima@gmail.com

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Publicado

08-12-2025

Como Citar

Rizzatti, M., Spironello, R. L., Biz, A. C., & Lima, V. A. de. (2025). Cartografia escolar, ensino de Geografia e formação de professores no Brasil: estado do conhecimento das teses defendidas entre 2000 e 2024. Revista Signos Geográficos, 7, 1–26. https://doi.org/10.5216/signos.v7.84010

Edição

Seção

Dossiê