A gênese da Geografia escolar no Brasil: autonomia, currículo e a tensão entre tradição e renovação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v7.83832

Palavras-chave:

ensino de geografia, disciplinas escolares, história da educação brasileira, Escola Nova

Resumo

Este artigo analisa o processo histórico de construção da Geografia como disciplina escolar no Brasil. A investigação abrange sua trajetória desde o período colonial até a consolidação republicana. O objetivo central é examinar os fatores políticos, sociais e educacionais que influenciaram o desenvolvimento da Geografia Escolar brasileira, demonstrando sua especificidade em relação à Geografia Acadêmica e sua importância para a formação educacional nacional. A metodologia baseia-se em revisão bibliográfica, com enfoque na evolução da disciplina geográfica e na função dos livros didáticos em sua configuração. A investigação revela que a Geografia Escolar brasileira não constitui mera simplificação de saberes universitários, mas desenvolveu-se como campo autônomo, dotado de características próprias da cultura escolar, antecedendo, cronologicamente, a consolidação da Geografia como ciência acadêmica. O estudo demonstra que os conhecimentos geográficos estiveram presentes no ensino formal brasileiro desde o período colonial, circulando implicitamente no ensino jesuítico. A análise da produção de livros didáticos revela sua importância fundamental na configuração da Geografia Escolar, com autores como Aroldo de Azevedo e Mário da Veiga Cabral estabelecendo novos padrões editoriais e metodológicos. Conclui-se que a Geografia Escolar sempre foi essencial para a formação educacional brasileira e permanece indispensável para a compreensão da realidade contemporânea, fornecendo elementos importantes para o fortalecimento de sua defesa no contexto atual de questionamentos às disciplinas das Ciências Humanas. A trajetória histórica investigada evidencia a capacidade de adaptação e renovação da Geografia Escolar diante de diferentes contextos e demandas sociais. Assim, reafirma-se a importância de sua função para a formação de cidadãos críticos e conscientes.

Biografia do Autor

Juliano Rosa Gonçalves, Instituto Federal de Brasília (IFB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, juliano.goncalves@ifb.edu.br

Doutor em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor no Instituto Federal de Brasília (IFB).

Endereço profissional: DF-128, Km 21, Brasília, Distrito Federal.

CEP: 73380-900

E-mail: juliano.goncalves@ifb.edu.br

Leila Noemia Alencar Leite, Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, Ceará, Brasil, leila.leite@urca.br

Mestranda e Graduada em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Professora da Carreira do Magistério Público da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE).

Endereço profissional: Rua Cel. Antônio Luiz, 1161, Bairro Pimenta, Crato, Ceará.

CEP: 63105-000

E-mail: leila.leite@urca.br

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Publicado

21-12-2025

Como Citar

Gonçalves, J. R., & Leite, L. N. A. (2025). A gênese da Geografia escolar no Brasil: autonomia, currículo e a tensão entre tradição e renovação. Revista Signos Geográficos, 7, 1–17. https://doi.org/10.5216/signos.v7.83832

Edição

Seção

Artigos