A linguagem na mobilização do raciocínio geográfico
DOI:
https://doi.org/10.5216/signos.v7.83031Palavras-chave:
linguagem, raciocínio geográfico, ensino-aprendizagem, conhecimento geográficoResumo
Neste artigo, buscamos evidenciar como a linguagem pode contribuir para a mobilização do conhecimento geográfico. A linguagem é um instrumento mediador da comunicação que permite conectar pessoas, acessar informações, bem como representar análises sobre fenômenos e dinâmicas espaciais. No contexto escolar, linguagens como imagens, fotografias, mapas, esquemas, audiovisuais, gráficos e outras formas de representação constituem recursos fundamentais para mobilizar o conhecimento dos alunos. Ao incorporar múltiplas linguagens no ensino, amplia-se a capacidade dos estudantes de ler e traduzir o mundo sob diferentes perspectivas. Mais que estratégia didática, o trabalho com diversas linguagens possibilita desenvolver operações cognitivas como identificar, relacionar, comparar, ordenar, levantar hipóteses, conceituar e memorizar. Essas habilidades são essenciais à formação do raciocínio geográfico. Desenvolver essas competências implica instrumentalizar o pensamento do aluno para compreender a complexidade do espaço. Cabe ao professor orientar a leitura e o uso dessas linguagens, de forma que possam subsidiar tanto a atuação discente quanto a prática docente, contribuindo para a construção de conceitos científicos em sala de aula. Contudo, o conhecimento do aluno se constrói dentro e fora da escola, uma vez que a capacidade de ler o mundo tem início nos primeiros anos de vida, antes mesmo da escolarização, como mostram Piaget e Vygotsky. Assim, o professor desempenha papel crucial na mediação de um olhar mais crítico sobre o mundo. Ao abordar o raciocínio geográfico como um meio de interpretar a espacialidade dos fenômenos, procuramos dialogar com teóricos da Geografia, visando compreender os conceitos e as ações que viabilizam essa mobilização.
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