O ensino de Geografia no processo de implementação do Novo Ensino Médio: direções e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v7.81669

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, ensino de Geografia, reforma educacional

Resumo

O presente artigo consiste numa reflexão desenvolvida no âmbito de uma pesquisa em nível de mestrado acerca dos impactos da reforma do Ensino Médio implementada pela Lei nº 13.415/2017 (Brasil, 2017), com foco no ensino de Geografia. Procuramos evidenciar que as mudanças estruturais provocadas pela reforma, atreladas a interesses do mercado, teve implicações no currículo da Geografia, o que afetou a formação dos estudantes no que tange ao domínio de conhecimentos significativos sobre a realidade socioespacial hodierna. A partir da literatura consultada no estudo, discute-se a redução da carga horária da área de Ciências Humanas na proposta do Novo Ensino Médio, os obstáculos enfrentados pelos docentes, como a questão da formação continuada e os desafios do uso de novas tecnologias no ensino. Ademais, embora a reforma ofereça novas possibilidades para personalizar o percurso formativo dos estudantes, são necessárias medidas que valorizem as ciências humanas e garantam melhores condições de ensino para que a Geografia continue desempenhando seu papel na formação crítica e cidadã dos estudantes. Conclui-se que a proposta tem como diretriz a concepção de currículo por competência, reduzindo o enfoque de capacidades críticas e reflexivas, fundamentais para pensar a complexidade do mundo contemporâneo e formar cidadãos capazes de compreender e agir frente as dinâmicas sociais e territoriais ligadas à sua experiência cotidiana.

Biografia do Autor

Armstrong Miranda Evangelista, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, Piauí, Brasil, armstrong@ufpi.edu.br

Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Piauí, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí, Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará e Pós-Doutorado em Geografia pela Universidade de Lisboa (2018-2019). Professor Classe Associado IV da Universidade Federal do Piauí.

Endereço profissional: Centro de Ciências da Educação, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Ininga, Teresina - PI, CEP: 64049-550

E-mail: armstrong@ufpi.edu.br

Leide Dayane da Silva Araujo, Secretaria Municipal de Educação (SME), Castelo, Piauí, Brasil, l-araujolima@hotmail.com

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Superior de Ensino Programus (ISEPRO - 2018), Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI - 2021), Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade de Ciências Aplicadas Piauiense (FACAPI - 2019). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Piauí (UFPI/PPGGEO).

Endereço profissional: Rua Horácio Lima, 141, bairro Mutirão, CEP: 64340-000, Castelo – PI. 

E-mail: l-araujolima@hotmail.com

Downloads

Publicado

10-02-2025

Como Citar

Evangelista, A. M., & Araujo, L. D. da S. (2025). O ensino de Geografia no processo de implementação do Novo Ensino Médio: direções e desafios. Revista Signos Geográficos, 7, 1–20. https://doi.org/10.5216/signos.v7.81669

Edição

Seção

Artigos