O processo de ensino e aprendizagem de Geografia com jogos digitais de simulação de cidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v7.81351

Palavras-chave:

simulação de cidades, educação geográfica, recurso didático, jogos digitais, pensamento geográfico

Resumo

Jogos de simulação de cidades são meios de entretenimento que permitem ao jogador construir e administrar um espaço urbano em termos de recursos, demandas, problemas e expansão da cidade. Contudo, podem ter a função pedagógica quando mediados pelo professor no processo didático. Com base nisso, o objetivo deste artigo é refletir teoricamente sobre os jogos digitais de simulação no ensino de Geografia no sentido das suas potencialidades pedagógicas. Para tanto, foi realizado um mapeamento das produções acadêmicas referentes à temática, e discorre-se sobre suas características enquanto recursos didáticos inovadores para o ensino de cidade em Geografia. Os resultados apontam que o uso de jogos digitais é uma realidade em distintas áreas do conhecimento, com crescimento de pesquisas a partir dos anos 2000. No entanto, no ensino de Geografia ainda são incipientes. Além disso, constou-se que os cenários dos jogos e as possibilidades de simulação de diferentes arranjos espaciais permitem compreender a dinâmica urbana e, ao serem problematizados em sala de aula, podem contribuir para operar diferentes raciocínios. Com isso, tornam-se um bom recurso para o desenvolvimento do pensamento geográfico do aluno.

Biografia do Autor

Solange Francieli Vieira, Instituto Federal Catarinense (IFC), Videira, Santa Catarina, Brasil, solange.vieira@ifc.edu.br

Docente de Geografia do Instituto Federal Catarinense (Instituto Federal Catarinense - Videira).  Doutora em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO, com doutorado Sanduíche no Exterior, na Universidade de Valência-Espanha. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. Graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC.

Endereço Profissional: SC-135, km 125 - S/n - Campo Experimental, Videira – Santa Catarina

CEP: 89564-590

Email: solange.vieira@ifc.edu.br

Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes , Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO), Guarapuava, Paraná, Brasil, marquiana@unicentro.br

Professora de Geografia da Universidade Estadual do Centro Oeste. Pós-doutorado em Ensino Aprendizagem em Geografia na Universidade Federal de Goiás (UFG), com estágio de pós-doutorado na Universidade de Lisboa. Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina.

Endereço Profissional: Alameda Élio Antonio Dalla Vecchia, 838, Bairro, Vila Carli, Guarapuava – Paraná

CEP: 85040-167

E-mail: marquiana@unicentro.br

colar e juventude escolar.

Publicado

02-05-2025

Como Citar

Francieli Vieira, S., & de Freitas Vilas Boas Gomes , M. (2025). O processo de ensino e aprendizagem de Geografia com jogos digitais de simulação de cidades. Revista Signos Geográficos, 7, 1–20. https://doi.org/10.5216/signos.v7.81351

Edição

Seção

Artigos