O processo de ensino e aprendizagem de Geografia com jogos digitais de simulação de cidades
DOI:
https://doi.org/10.5216/signos.v7.81351Palavras-chave:
simulação de cidades, educação geográfica, recurso didático, jogos digitais, pensamento geográficoResumo
Jogos de simulação de cidades são meios de entretenimento que permitem ao jogador construir e administrar um espaço urbano em termos de recursos, demandas, problemas e expansão da cidade. Contudo, podem ter a função pedagógica quando mediados pelo professor no processo didático. Com base nisso, o objetivo deste artigo é refletir teoricamente sobre os jogos digitais de simulação no ensino de Geografia no sentido das suas potencialidades pedagógicas. Para tanto, foi realizado um mapeamento das produções acadêmicas referentes à temática, e discorre-se sobre suas características enquanto recursos didáticos inovadores para o ensino de cidade em Geografia. Os resultados apontam que o uso de jogos digitais é uma realidade em distintas áreas do conhecimento, com crescimento de pesquisas a partir dos anos 2000. No entanto, no ensino de Geografia ainda são incipientes. Além disso, constou-se que os cenários dos jogos e as possibilidades de simulação de diferentes arranjos espaciais permitem compreender a dinâmica urbana e, ao serem problematizados em sala de aula, podem contribuir para operar diferentes raciocínios. Com isso, tornam-se um bom recurso para o desenvolvimento do pensamento geográfico do aluno.
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