Didática da Geografia: elementos teórico-metodológicos para a educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v7.81305

Palavras-chave:

didática geral, didática da Geografia, pensamento geográfico, educação básica

Resumo

Este trabalho tem como objetivo suscitar discussões sobre elementos teórico-metodológicos para uma Didática da Geografia que promovam o desenvolvimento do pensamento geográfico dos estudantes. Para cumprir tal intencionalidade, foram feitas pesquisas bibliográficas focadas nas categorias teóricas Didática Geral e Didática da Geografia. Os resultados teóricos indicam que a Didática Geral é um ramo da pedagogia que tem como objeto de estudo o processo de ensino e aprendizagem. Já a Didática da Geografia envolve a mobilização de um amálgama de conhecimentos tanto didático-pedagógicos quanto da epistemologia da Geografia que dá forma-conteúdo ao seu ensino na escola básica. Portanto, as discussões deste trabalho sobre elementos teórico-metodológicos da Didática Geral e da Didática da Geografia contribuem para potencializar o desenvolvimento do pensamento teórico-conceitual (pensamento geográfico) no ensino de Geografia.

Biografia do Autor

Daniel Rodrigues Silva Luz Neto, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Formosa, Goiás, Brasil, danieltabuleiro1@gmail.com

Doutor e mestre em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB), Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Graduação em Pedagogia, Especialista em Gestão Educacional. Atua como Professor Geografia na Universidade Estadual do Goiás (UEG) desde 2023; atuou também como professor substituto no Departamento de Geografia da Universidade de Brasília entre 2022 e 2023; foi professor da Educação Básica na rede pública e particular por 13 anos (de 2009 a 2022) atuando nas redes do Estado do Ceará e, posteriormente, em Brasília-DF.

Endereço Profissional: Av. Universitária, s/n, Nordeste, Formosa/GO, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Nordeste, SEDE - Formosa (GO).

CEP: 73807-250

E-mail: danieltabuleiro1@gmail.com

Downloads

Publicado

03-06-2025

Como Citar

Luz Neto, D. R. S. (2025). Didática da Geografia: elementos teórico-metodológicos para a educação básica. Revista Signos Geográficos, 7, 1–24. https://doi.org/10.5216/signos.v7.81305

Edição

Seção

Artigos