Didática da Geografia: elementos teórico-metodológicos para a educação básica
DOI:
https://doi.org/10.5216/signos.v7.81305Palavras-chave:
didática geral, didática da Geografia, pensamento geográfico, educação básicaResumo
Este trabalho tem como objetivo suscitar discussões sobre elementos teórico-metodológicos para uma Didática da Geografia que promovam o desenvolvimento do pensamento geográfico dos estudantes. Para cumprir tal intencionalidade, foram feitas pesquisas bibliográficas focadas nas categorias teóricas Didática Geral e Didática da Geografia. Os resultados teóricos indicam que a Didática Geral é um ramo da pedagogia que tem como objeto de estudo o processo de ensino e aprendizagem. Já a Didática da Geografia envolve a mobilização de um amálgama de conhecimentos tanto didático-pedagógicos quanto da epistemologia da Geografia que dá forma-conteúdo ao seu ensino na escola básica. Portanto, as discussões deste trabalho sobre elementos teórico-metodológicos da Didática Geral e da Didática da Geografia contribuem para potencializar o desenvolvimento do pensamento teórico-conceitual (pensamento geográfico) no ensino de Geografia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Signos Geográficos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.