O ensino de Geografia na educação escolar indígena Tupinikim: planejamento e propostas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v6.79290

Palavras-chave:

Geografia Escolar indígena, planos de aula de Geografia, princípios da educação escolar indígena

Resumo

Este trabalho é resultado de uma investigação qualitativa, realizada com base em documentos, por meio da análise dos planos de aulas de cinco educadoras de três escolas indígenas Tupinikim, que trabalham no município de Aracruz, no Espírito Santo. Por meio da análise temática buscou-se extrair, dos planos de aulas, o que se ensina em Geografia nestas escolas, destacando os conceitos e como são desenvolvidos, em consonância com os conceitos estruturantes da Geografia, dos princípios da educação escolar indígena e do pensamento geográfico. O aporte teórico para desenvolvimento dessa análise foi Cavalcanti (2019), Straforini (2002), Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (1998), Cota (2000), entre outros. Em suma podemos afirmar que o Ensino da Geografia nas escolas Tupinikim acontece no cotidiano das aulas e aporta em seus planejamentos os campos e conceitos específicos dos contextos vivenciados por este povo e os construtos gerais da Geografia para a formação do pensamento geográfico, sendo o trabalho escolar com essa ciência uma importante estratégia para reafirmação identitária e de luta de resistência dos fenômenos globais no local.

Biografia do Autor

Leidiane Pego de Souza Sezinando , Escola Municipal Indígena Caeira Velha, Aracruz, Espírito Santo, Brasil, leidianepegodesouza@gmail.com

Mestre em Ensino, Licenciada em Ciências Sociais e Geografia, com especialização em educação do Campo. É professora indígena de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Indígena Caeira Velha em Aracruz- ES e presta assessoria para formação da segunda turma do PROLIND.

Endereço Profissional: EMEFI Caeiras Velha: Rodovia Primo Bitti, Aldeia Caieiras Velhas Aracruz - ES

E-mail: leidianepegodesouza@gmail.com

Adriana David Ferreira Gusmao, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil, adrianadavid@uesb.edu.br

Doutora e Mestre em Geografia, Psicóloga e especialista em Psicologia da Educação, professora titular do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e atua nos cursos de Geografia, Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Ensino da mesma instituição. 

Endereço Profissional: Estrada do Bem Querer, Km 04 - Vitória da Conquista-Bahia. 

E-mail: adrianadavid@uesb.edu.br

 

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Publicado

11-10-2024

Como Citar

Pego de Souza Sezinando , L., & David Ferreira Gusmao, A. (2024). O ensino de Geografia na educação escolar indígena Tupinikim: planejamento e propostas. Revista Signos Geográficos, 6, 1–21. https://doi.org/10.5216/signos.v6.79290

Edição

Seção

Artigos