O ensino de Geografia na educação escolar indígena Tupinikim: planejamento e propostas
DOI:
https://doi.org/10.5216/signos.v6.79290Palavras-chave:
Geografia Escolar indígena, planos de aula de Geografia, princípios da educação escolar indígenaResumo
Este trabalho é resultado de uma investigação qualitativa, realizada com base em documentos, por meio da análise dos planos de aulas de cinco educadoras de três escolas indígenas Tupinikim, que trabalham no município de Aracruz, no Espírito Santo. Por meio da análise temática buscou-se extrair, dos planos de aulas, o que se ensina em Geografia nestas escolas, destacando os conceitos e como são desenvolvidos, em consonância com os conceitos estruturantes da Geografia, dos princípios da educação escolar indígena e do pensamento geográfico. O aporte teórico para desenvolvimento dessa análise foi Cavalcanti (2019), Straforini (2002), Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (1998), Cota (2000), entre outros. Em suma podemos afirmar que o Ensino da Geografia nas escolas Tupinikim acontece no cotidiano das aulas e aporta em seus planejamentos os campos e conceitos específicos dos contextos vivenciados por este povo e os construtos gerais da Geografia para a formação do pensamento geográfico, sendo o trabalho escolar com essa ciência uma importante estratégia para reafirmação identitária e de luta de resistência dos fenômenos globais no local.
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