Organização do ensino para formação do pensamento teórico-geográfico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v6.78340

Palavras-chave:

teoria desenvolvimental, atividade de estudo, conceitos estruturantes, ensino de geografia

Resumo

O presente estudo teve como objetivo principal compreender os conceitos estruturantes das teorias críticas para a formação do pensamento teórico-geográfico essenciais na organização do ensino. Os objetivos específicos visaram: entender o percurso filosófico-teórico de consolidação da Teoria Desenvolvimental e discutir a potencialidade da organização didática no desenvolvimento da atividade de estudo. Para isso, utilizamos uma metodologia qualitativa de natureza bibliográfica de obras relacionadas à temática da pesquisa. Como resultados, podemos pontuar as contribuições significativas das teorias críticas que culminaram na criação da Teoria Desenvolvimental, especialmente quando relacionamos com a preocupação da formação do pensamento teórico dos estudantes. Ao integrar o processo de ensino e aprendizagem, esse modo de pensar necessita da estruturação de conceitos fundamentados nas teorias críticas, bem como a articulação desse arcabouço teórico na organização de ensino dos professores para a sua efetiva formação. Esse processo, ao ser apoiado pela Geografia, tem a possibilidade de ser ampliado pelo caráter analítico e questionador dessa ciência.

Biografia do Autor

Victor Alves Santos, alvessantosvictor30@gmail.com

Possui Mestrado em Geografia (2021-2023) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, do Instituto de Estudos Socioambientais, da Universidade Federal de Goiás (PPGeo/IESA/UFG). Licenciado em Geografia (2014-2018) pela Universidade Federal de Mato Grosso/Campus Universitário do Araguaia (UFMT/CUA). Atuou como bolsista (2016-2018) no Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subsidiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Trabalhou como Professor Substituto (2019-2020) no Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia. Tem como área de pesquisa a didática, mais especificamente na abordagem histórico-cultural e Teoria Desenvolvimental de V. V. Davídov, bem como na formação de professores em Geografia.

E-mail: alvessantosvictor30@gmail.com

Downloads

Publicado

09-02-2024

Como Citar

Alves Santos, V. (2024). Organização do ensino para formação do pensamento teórico-geográfico. Revista Signos Geográficos, 6, 1–22. https://doi.org/10.5216/signos.v6.78340

Edição

Seção

Artigos