Implicações da Teoria Histórico-Cultural no ensino de Geografia: uma perspectiva de desenvolvimento nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v6.78069

Palavras-chave:

Teoria Histórico-Cultural, ensino de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, desenvolvimento humano

Resumo

Este estudo evidencia as implicações da Teoria Histórico-Cultural no ensino de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco especial nos desafios enfrentados por educadores, muitos dos quais com formação em pedagogia, mas sem especialização específica em Geografia. Explora-se a importância de um ensino que vá além do currículo formal e contribua para a estruturação social e o desenvolvimento do psiquismo humano. A pesquisa se baseia em uma metodologia bibliográfica, ancorada nas teorias de Vygotsky e seus colaboradores, bem como na concepção materialista histórico-dialética de Marx. O estudo destaca que a incorporação da Teoria Histórico-Cultural pode levar a um aprendizado mais crítico e reflexivo em Geografia, influenciando positivamente o desenvolvimento cognitivo e social das crianças, e promovendo uma educação geográfica mais significativa e contextualizada. Esse enfoque revela-se indispensável para compreender e abordar as complexidades do ensino de Geografia nos anos iniciais, sugerindo a necessidade de abordagens pedagógicas mais integradas e conscientes do contexto sociocultural e histórico das crianças nesta etapa da educação básica.

Biografia do Autor

Luciana Moraes Silva, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil, luciana_moraess@hotmail.com

Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá-PR (PGE/UEM). Docente do curso de Pedagogia no Centro Universitário UniFatecie.

Endereço profissional: BR-376 Km 102 Saída p/ Nova Londrina - Chácara Jaraguá, Paranavaí – PR. CEP: 87.701-000.

Email: luciana_moraess@hotmail.com

Fernando Luiz Santil de Paula, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil, fernando.santil@ufu.br

Pós-Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. Docente adjunto no Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da Universidade Federal de Uberlândia/ Campus de Monte Carmelo (MG) e Colaborador no PGE/UEM de Maringá-PR.

Endereço profissional: Rodovia LMG 746, km 01Trevo, Monte Carmelo, MG. CEP: 38.500-000

Email: fernando.santil@ufu.br

Adriana Aparecida Rodrigues, Universidade Estadual do Paraná, Paranavaí, Paraná, Brasil, drikarodrigues66@hotmail.com

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá-PR. Docente no curso de Pedagogia no Centro Universitário UniFatecie e na Universidade Estadual do Paraná - Campus de Paranavaí (UNESPAR).

Endereço profissional: Avenida Gabriel Esperidião, S/n - Jardim Morumbi, Paranavaí – PR.

CEP: 87703-000.

Email: drikarodrigues66@hotmail.com

Downloads

Publicado

09-02-2024

Como Citar

Moraes Silva, L., Santil de Paula, F. L., & Rodrigues, A. A. (2024). Implicações da Teoria Histórico-Cultural no ensino de Geografia: uma perspectiva de desenvolvimento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Signos Geográficos, 6. https://doi.org/10.5216/signos.v6.78069

Edição

Seção

Artigos